João Pessoa 18/08/2018 19:53Hs

Início » Destaque » Vital, Ruy e Efraim querem derrubar veto de Dilma a divisão dos royalties pré-sal

Vital, Ruy e Efraim querem derrubar veto de Dilma a divisão dos royalties pré-sal

O senador paraibano Vital Filho (PMDB), autor do Substitutivo aprovado no Senado, estabelecendo um novo modelo de partilha nos recursos oriundos da extração do pré-sal, lamentou o veto da presidente Dilma Rousseff (PT) ao projeto dos royalties, ocorrido na tarde desta sexta-feira (30).

Além de Vital, os deputados federais Ruy Carneiro (PSDB) e Efraim Filho (Democratas) também criticaram a decisão da presidente. Efraim Filho disse que atitudade de Dilma faz parte do seu pacote de maldade com o Nordeste, como já acontece com a falta de interesse e desorganização na obra de Transposição de Águas do Rio São Francisco.

O senador Vital Filho disse que a presidenta contrariou a expectativa de 170 milhões de brasileiros, por isso defende que as bancadas dos 25 estados e o presidente do Senado José Sarney para se organizarem e derrubarem o veto da presidente.

“Conclamo as bancadas dos 25 estados e solicito ao Senador José Sarney para, na condição de Presidente, marcar a reunião do Congresso para que possamos usar o nosso direito, consagrado pela vontade popular, que é o de legislar, para, com esta prerrogativa, derrubar o veto. A Presidente atendeu a três estados, contrariando a expectativa de 25 estados. Lamento que a decisão da Presidente tenha ido de encontro à expectativa de 170 milhões de brasileiros”, afirmou o Senador.

Vital do Rêgo disse ainda que a Medida Provisória que destina para a educação 100% dos royalties de estados e municípios provenientes dos contratos futuros de exploração de petróleo por ser uma iniciativa vinda do Governo caberá ao Congresso Nacional fazer a sua avaliação, visto que, o substitutivo já destacava recursos para educação originários do Fundo Social, mas a MP deixa-os de forma exclusiva e merece um posicionamento do Legislativo com destaque.


WSCOM Online