João Pessoa 25/05/2018 16:42Hs

Início » Economia » BCE prevê riscos maiores para a economia europeia em 2016

BCE prevê riscos maiores para a economia europeia em 2016

Nova reunião no dia 10 de março pode decidir por medidas preventivas

mario-draghi-e-o-presidente-do-bceA ata da reunião de janeiro do Banco Central Europeu (BCE), divulgada nesta quinta-feira (18), revelou que os integrantes de seu conselho estão preocupados com o nível de crescimento da economia europeia e com o risco de deflação na zona do Euro. Algumas autoridades defendem a necessidade de se tomar medidas preventivas imediatamente.

O BCE avaliou que os preços baixos do petróleo já começam a influenciar outros preços, e há a possibilidade de uma deflação se enraizar no continente.

Mario Draghi é o presidente do BCE
Mario Draghi é o presidente do BCE

Ainda que o banco tenha deixado os juros inalterados em janeiro, ele também prometeu revisar e possivelmente reconfigurar sua política monetária no dia10 de março (quando uma nova reunião do conselho ocorrerá), declaração interpretada pelos mercados como uma forte sinalização de mais afrouxamento monetário.

Por enquanto, o conselho do BCE, formado por 25 membros, decidiu que era “prematuro” impulsionar os estímulos de imediato ou “discutir opções políticas precisas”, embora algumas autoridades tenham se posicionado a favor.

Tags: bce, deflação, medidas, moeda, monetária