João Pessoa 25/06/2018 14:09Hs

Início » Economia » Bolsas europeias fecham em alta sem recuperar perdas da semana

Bolsas europeias fecham em alta sem recuperar perdas da semana

As principais bolsas europeias apresentaram ganhos nesta sexta-feira (12) depois de perdas consideráveis durante a semana, provocadas, sobretudo, pela queda de valor nas ações de grandes bancos.

bolsas caemEm Londres, o FTSE-100 fechou o dia com um aumento de 3,08% no valor médio de suas ações, enquanto em Frankfurt, o índice DAX ganhou 2,45%, sendo puxado por subidas espetaculares nas ações do Commerzebank (18,02%) e do Deutsche Bank (11,8%). O CAC 40 de Paris apontou, por sua vez, um ganho de 2,25% para amenizar as perdas gerais dos últimos cinco dias.

No acumulado da semana, contudo, o Eurofirst 300 perdeu 4,17% do seu valor, enquanto o CAC 40 caiu 4,9%.
Enquanto os mercados encerravam o dia na Europa, o índice de Wall Street apresentava tendência de alta, alavancado também pelos bancos e pela recuperação no preço do barril de petróleo.

O petróleo no comando das oscilações

O preço do barril Brent do mar do Norte subiu 9%, enquanto o bruto americano teve um aumento de 10% após as declarações do ministro do Petróleo dos Emirados Árabes Unidos, anunciando a vontade da OPEP em cooperar com outros países produtores por uma redução do volume de petróleo que atualmente inundando o mercado mundial.

A subida do preço do petróleo teve consequência direta na recuperação de hoje nas ações do setor bancário. Ameaçados pelas dívidas das companhias petrolíferas, em dificuldades com os baixíssimos preços do barril, os bancos viram suas ações novamente procuradas, ainda que o aumento de hoje não recupere inteiramente as perdas acumuladas de 2016.

Na França, as ações do banco Société Générale já perderam 33% do seu valor desde o início do ano, enquanto as do BNP perderam 26%, e as do Crédit Agricole, 27%.

Noticiário Internacional