João Pessoa 25/06/2018 02:43Hs

Início » Economia » Fitch piora previsão de queda do PIB do Brasil para 3,5% em 2016

Fitch piora previsão de queda do PIB do Brasil para 3,5% em 2016

Agência atribui a projeção, que era de retração de 2,5%, às incertezas no cenário político e ao seu impacto na confiança

fitch rebaixa brasilDeterioração do mercado de trabalho e das condições de crédito também motivaram a redução da previsão pela Fitch(Germano Luders/VEJA)

A Fitch revisou de 2,5% para 3,5% a previsão de retração para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2016, seguindo a mesma tendência do boletim Focus, apresentado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC). Em relatório sobre a perspectiva econômica global, a Fitch atribuiu a revisão ao aumento das incertezas no cenário político brasileiro e ao seu impacto na confiança, deteriorando o mercado de trabalho e as condições de crédito.

A Rússia, outro país emergente, também sofreu queda na previsão da Fitch. A agência projetou um recuo de 1,5% para o PIB russo em 2016, em parte pelos preços mais baixos do petróleo. Em dezembro, a Fitch havia previsto um aumento de 0,5% para a economia do país.

Já para os países emergentes, a agência agora projeta expansão de 4% em 2016, 0,4% a menos do que na previsão anterior. Para os países desenvolvidos a expectativa de crescimento também caiu, de 2,1% para 1,7%.

Veja