João Pessoa 14/08/2018 21:18Hs

Início » Economia » Petrobras estuda abrir capital da BR Distribuidora

Petrobras estuda abrir capital da BR Distribuidora

Em informe ao mercado, estatal afirmou que a análise faz parte do seu plano de desinvestimento; iniciativa é uma forma de a empresa captar recursos no mercado privado

distribuidora 1BR Distribuidora mantém atualmente uma rede de 7.500 postos de serviços em todo o país
A direção da Petrobras está estudando a possibilidade de abrir o capital da BR Distribuidora e vender ações da empresa, informou a estatal nesta quarta-feira em informe ao mercado. “Esta iniciativa faz parte do plano de desinvestimento da Petrobras e, caso a abertura de capital venha a ocorrer, se dará através de oferta pública secundária de ações da referida companhia”, disse a empresa no fato relevante.

Se for concretizada a abertura de capital, a subsidiária seria listada no segmento novo mercado da Bolsa de Valores de São Paulo. A venda de ações da BR Distribuidora é uma forma de a Petrobras captar recursos privados para financiar empreendimentos em um momento em que enfrenta dificuldades financeiras decorrentes da queda do preço do petróleo no mercado externo e dos desdobramentos da Operação Lava Jato.

Na segunda-feira, a Petrobras anunciou seu plano de negócios para o período de 2015 até 2019. Nele, informou que, além de reduzir os investimentos em 37%, pretende colocar à venda ativos e reestruturar negócios no valor total de 57,7 bilhões de dólares até 2018. O montante de ativos a serem desfeitos em 2015 e 2016 foi projetado em 15,1 bilhões de dólares, sendo 30% na área de abastecimento, na qual a BR Distribuidora está inserida.

A BR Distribuidora mantém atualmente 7.500 postos de combustíveis – a maior rede do país – e abastece também 10.000 grandes clientes entre indústrias, termelétricas, companhias de aviação e frotas de veículos, segundo informações do site da empresa.

(Com agência Reuters)