João Pessoa 18/06/2018 23:11Hs

Início » Economia » PIB dos EUA cresce 2,4% em 2015

PIB dos EUA cresce 2,4% em 2015

No 4º trimestre, alta foi de 1,4%, e não de 1%, como estimado anteriormente. Gasto dos consumidores acima do previsto motivou resultado

casa brancaCapitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, em Washington(Jim Lo Scalzo/EFE/VEJA)

O crescimento econômico dos Estados Unidos desacelerou no quarto trimestre, mas não tão drasticamente quanto estimado anteriormente, ajudado por fortes gastos dos consumidores. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anual de 1,4% contra patamar de 1% divulgado anteriormente, informou o Departamento do Comércio nesta sexta-feira, em sua terceira estimativa. Com o resultado a economia americana teve expansão de 2,4% em 2015. No terceiro trimestre houve o PIB dos EUA cresceu 2%.

Economistas ouvidos pela Reuters esperavam que a leitura do PIB do quarto trimestre ficaria inalterada em 1% As revisões para cima refletiram um ritmo mais forte dos gastos dos consumidores do que o estimado anteriormente.

Os gastos dos consumidores, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, cresceram 2,4%, contra taxa de 2% divulgada no mês passado. O avanço refletiu maior consumo em serviços do que o projetado anteriormente.

Os lucros das empresas, porém, recuaram no período. Os lucros corporativos tiveram queda de 8,1% no quarto trimestre ante o anterior, mais que o recuo de 3,3% do terceiro trimestre ante o segundo. Durante todo o ano de 2015, porém, os lucros avançaram 3,3% ante 2014. Os dados sobre lucros não são ajustados para a inflação, neste relatório divulgado nesta sexta-feira.

Os investimentos em ativos fixos não residenciais recuaram 2,1% no quarto trimestre, resultado pior que a queda de 1,9% antes calculada. Os investimentos em residências, por sua vez, tiveram crescimento 10,1% no último trimestre do ano passado, no ritmo mais forte em um ano e meio.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Tags:, , ,