João Pessoa 23/05/2018 15:08Hs

Início » Economia » PIB registra maior queda dos últimos 19 anos

PIB registra maior queda dos últimos 19 anos

Em 2015, a economia brasileira recuou 3,8% em relação a 2014; o único setor que registrou expansão foi a Agropecuária, com alta de 1,8%

seor industrialEm recessão, a economia brasileira registra a maior queda dos últimos 19 anos. Em 2015, o PIB (Produto Interno Bruto) recuou 3,8% em relação a 2014, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

O único setor que registrou expansão foi a Agropecuária, com alta de 1,8%. Já a indústria, por sua vez, caiu mais de 6%, bem como o setor de serviços – quase 2,7%.

 

No quarto trimestre, a economia brasileira teve baixa de 5,9% na comparação com o mesmo período de 2014.

 

Especialista comenta

Para o consultor Gesner Oliveira, que também é colunista da Rádio Bandeirantes, a recuperação do setor externo e o agronegócio podem ajudar a economia a entrar mais rápido numa rota de recuperação.

 

Isso não quer dizer, no entanto, que o futuro será necessariamente brilhante, de acordo com o consultor.

 

As projeções indicam que este ano será de nova queda e o crescimento em 2017 e 2018, se vier mesmo, será muito modesto.

 

Segundo o colunista da Rádio Bandeirantes, o certo é que o país precisa de um choque positivo de expectativas. “Algo parecido com um time de futebol caindo pela tabela e que só vai melhorar com uma chacoalhada e uma nova filosofia de jogo”, compara.

 

O novo esquema tático teria que incluir um ajuste estrutural das contas públicas e um ambiente de negócios propício para estimular investimentos, em particular, na infraestrutura.