João Pessoa 24/06/2018 01:16Hs

Início » Economia » Prévia do PIB fica estável em abril, após 15 quedas seguidas, diz BC

Prévia do PIB fica estável em abril, após 15 quedas seguidas, diz BC

A atividade econômica registrou retração de 5,35% em 12 meses, encerrados em abril, e de 6,46% no ano

pib instávelFuncionários da Lupatech, produtora de equipamentos indO indicador é uma maneira de avaliar a evolução da atividade econômica do país e ajudar o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros)
Depois de 15 meses seguidos em queda, a atividade econômica ficou praticamente estável em abril. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB),teve ligeira alta de 0,03% em abril em relação à março de acordo com dados dessazonalizados (ajustado para o período), divulgados nesta quinta-feira pelo BC.

Analistas consultados pela Reuters projetavam avanço de 0,30% na comparação mensal, segundo a mediana das projeções.

Na mesma série, em relação ao mesmo mês de 2015, a queda foi de 5,75%. A atividade econômica registrou retração de 5,35% em 12 meses, encerrados em abril, e de 6,46% no ano.

O indicador é uma maneira de avaliar a evolução da atividade econômica do país e ajudar o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia (indústria, comércio e serviços e agropecuária), além do volume de impostos.

(Da redação)