João Pessoa 27/05/2018 13:28Hs

Início » Economia » Redução do IPI impacta na arrecadação do governo em setembro

Redução do IPI impacta na arrecadação do governo em setembro

Arrecadação federal somou R$ 78,215 bilhões no nono mês, 1% abaixo do visto em setembro de 2011, mas acima da arrecadação de agosto

A Presidente Dilma Rousseff durante sanção do Projeto de Cotas Sociais</p><p>Arrecadação preocupa o governo da presidente Dilma Rousseff à medida que país pode não bater a meta de superávit primário. (Ueslei Marcelino/Reuters)

O governo federal arrecadou 78,215 bilhões de reais em impostos e contribuições em setembro, uma queda real de 1,08% sobre igual mês do ano passado, informou a Receita Federal nesta sexta-feira. Em agosto, a arrecadação havia ficado em 77,514 bilhões de reais.

O número de setembro veio em linha com o esperado por especialistas, cuja mediana apontou para uma arrecadação de 78 bilhões de reais no período. No acumulado de 2012, a arrecadação chega a 751,791 bilhões de reais. Todos os valores são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

IPI – No mês passado, foram arrecadados 17,823 bilhões de reais em Imposto de Renda (IR), alta real de 6,65% sobre setembro de 2011. Contudo, vários impostos tiveram queda na arrecadação, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que somou 3,674 bilhões de reais, recuo de 14,33% sobre igual período do ano passado.

A arrecadação federal tem sido influenciada pelas desonerações tributárias e pela queda na lucratividade das empresas, pesando sobre o recolhimento do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Além disso, informou a Receita no relatório divulgado nesta sexta-feira, em 2012 não estão ocorrendo receitas atípicas num montante equivalente ao que aconteceu no ano passado.

(com agência Reuters)