João Pessoa 24/04/2018 03:14Hs

Início » Economia » Sindicato sugere suspensão da greve da Petrobras

Sindicato sugere suspensão da greve da Petrobras

Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros informou nesta sexta-feira que indicou aos sindicatos dos petroleiros a suspensão da paralisação

petrobras greve fimPetrobras afirmou que oferta mantém benefícios e vantagens que fazem parte do acordo vigente

O conselho deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou nesta sexta-feira que indicou aos sindicatos dos petroleiros a suspensão da greve. A paralisação afetou a produção da Petrobras desde o início do mês.

“Foi preciso uma greve histórica para que a Petrobras acolhesse as propostas que a FUP e os seus sindicatos tentaram por mais de 100 dias discutir com os gestores”, disse a federação, em nota. A FUP acrescenta que a decisão ocorreu após a estatal formalizar documento com os pontos que foram discutidos com o presidente da empresa, Aldemir Bendine.

Na quinta-feira, a Petrobras apresentou uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) aos petroleiros, incluindo reajuste de 9,53% nas tabelas salariais. “Essa é a proposta definitiva da companhia e traduz o empenho máximo da empresa para atender às reivindicações dos empregados e seus representantes”, disse a estatal, também em nota. Outra conquista foi a equiparação de direitos entre os trabalhadores da estatal e os da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR).

A Petrobras afirmou que a oferta mantém benefícios e vantagens que fazem parte do acordo vigente. Depois disso, o conselho deliberativo se reuniu na quinta-feira para avaliar a proposta. A estatal propôs ainda a criação de um grupo de trabalho para debater seu plano de negócios com representantes da FUP.

Veja