João Pessoa 23/06/2018 12:07Hs

Início » Entretenimento » O Sétimo Selo.

O Sétimo Selo.

setimoselo Um dos filmes mais aclamados da obra de Ingmar Bergman, senão a melhor assinada pelo cineasta sueco, volta aos cinemas nacionais em cópia digital restaurada em alta definição. O Sétimo Selo é ambientado na Idade Média, quando o cavaleiro Antonius Block (Max von Sydow) retorna de uma Cruzada. Ele encontra o país em condições precárias, culpa da epidemia da peste negra e da cega dominação religiosa manifesta pela Inquisição.

Logo nos primeiros minutos, Block encara a Morte (Bengt Ekerot), que veio buscá-lo, e a desafia para uma partida de xadrez, que definirá se ele morrerá ou não. Ao longo do filme, enquanto as jogadas são feitas de forma lenta e prolongada por dias, Block e seu vassalo conhecem um grupo de artistas itinerantes, um casal em crise e uma mulher perdida.

O grupo parte rumo ao castelo do cavaleiro em uma rápida jornada permeada por tons de humor e questionamentos existenciais e de fé. O relançamento é o primeiro do projeto Clássica, promovido pelas distribuidoras Zeta Filmes e FJ Cines em parceria com as empresas Espaço Itaú de Cinema e Cinespaço. O projeto exibirá até janeiro de 2016 uma série de obras-primas da sétima arte em dez cidades brasileiras.

Após O Sétimo Selo, farão parte do projeto os filmes A Doce Vida, de Federico Fellini (1960); Nosferatu – O Vampiro da Noite, de Werner Herzog (1979); Mamma Roma, de Pier Paolo Pasolini (1962); Morangos Silvestres, de Bergman (1957);Fitzcarraldo, de Werner Herzog (1982); e 8 1/2, de Federico Fellini (1963).

blog