João Pessoa 19/06/2018 12:32Hs

Início » Entretenimento » ‘Onde Nascem os Fortes’: conheça cenário da supersérie gravada no sertão paraibano

‘Onde Nascem os Fortes’: conheça cenário da supersérie gravada no sertão paraibano

Faltando poucos dias para a estreia de Onde Nascem os Fortes, supersérie da TV Globo que irá ao ar na segunda-feira (23), visitei os locais das gravações da trama, que conta com Alexandre NeroPatrícia PillarFábio AssunçãoAlice Wegmann e Gabriel Leone nos papéis centrais.

Saí de São Paulo rumo a João Pessoa, na Paraíba, e a diferença climática ficou perceptível assim que desci do avião em um fim de tarde de domingo. Do caminho do aeroporto ao hotel, aproveitei para dar uma olhada nas redes sociais do elenco da trama, que é assinada por George Moura e SergioGoldenberg.

Como boa parte do elenco usa as redes sociais com moderação, eu e outros jornalistas elegemos, informalmente e de maneira carinhosa, uma correspondente no sertão: a atriz Alice Wegmann, justamente por ser uma das mais conectadas e fazer posts com regularidade. Antes de deixar João Pessoa rumo ao local das gravações, um post dela alertava: “Chove no sertão”.

Enganou-se quem imaginou que o chão ficaria molhado com lama e barro. A chuva no sertão está longe de ser uma daquelas enxurradas a que estamos acostumados em São Paulo. A chuva dura poucos minutos e o forte calor faz com que a água evapore rapidinho, tornando rara até a formação de poças. Mesmo assim, o caminho pela estrada de terra exigiu alguns cuidados devido ao solo irregular, do atento motorista – afinal ninguém queria ficar atolado, né? E o trajeto, sem maiores contratempos, dura cerca de três horas e meia.

Jornalistas e influenciadores foram distribuídos em duas vans, seguidas por uma ambulância contratada pela TV Globo a fim de prestar algum tipo de socorro, caso necessário (não foi preciso, ainda bem!). Até chegar à região de Cabaceiras foram quase 200 km e algumas paradas estratégicas.

Alexandre Nero e Maeve Jinkings gravam cenas em fábrica de bentonita (Foto: Divulgação/TV Globo)

BOA VISTA
A primeira parada do tour aconteceu na fábrica de bentonita, que na trama pertence a Pedro Gouveia (Alexandre Nero), o Rei do Sertão, e fica localizada no pequeno município de Boa Vista. Os autores da supersérie George Moura e Sergio Goldenberg nos aguardavam por lá e contaram que a escolha das locações foi bem criteriosa.

Caracterizado como Pedro, o ator Alexandre Nero grava cenas em fábrica de bentonita (Foto: Divulgação/TV Globo)

SACA DE LÃ
Após uma parada para o almoço revigorante, um buffet de comida caseira – salada de alface, arroz, feijão e frango – servido em uma quadra esportiva, a Saca de Lã foi o destino seguinte. O local tem um conjunto de pedras que se assemelham a sacos empilhados, daí a origem do nome. Lá, Ribamar Farias, guia turístico da região, orienta os visitantes pela trilha de arbustos típicos da caatinga. Do alto, vimos um monumento de pedras empilhadas. É difícil acreditar que a obra não foi feita pelo homem, mas sim pela natureza. “Reza a lenda que os egípcios se inspiraram na Saca de Lã para criar suas pirâmides”, diz Ribamar, aos risos.

LAJEDO DE PAI MATEUS
O Lajedo de Pai Mateus, sem dúvida, era o local mais aguardado do tour. No fim da tarde, subimos até lá. A região serve de cenário para o líder religioso Samir (Irandhir Santos). Para a supersérie, foi construída uma imponente estrutura com canos de PVC que simulam galhos de madeira.

É no alto do grande deck de pedra que se vê o mais famoso (e lindo!) pôr do sol da região e se tem acesso a uma belíssima paisagem panorâmica do local. “Na nossa viagem de buscas por locações, viemos até aqui e fiquei abismado. Muito impressionado mesmo com o local. A partir daí, não tive dúvidas de que era aqui que a gente ia gravar”, afirmou José Luiz Villamarim, diretor artístico da supersérie. Por conta das gravações da trama, as visitações turísticas ao lajedo foram interrompidas desde o início de outubro, quando as gravações foram iniciadas até o fim de abril.

Canos de PVC que simulam galhos de madeira em cenário de líder religioso de 'Onde Nascem os Fortes' (Foto: QUEM)
Irandhir Santos no cenário do líder espiritual Samir (Foto: Divulgação/TV Globo)
Pôr do sol no semi árido da Paraíba (Foto: Estevan Avellar/TV Globo)
Gravações de 'Onde Nascem os Fortes' acontecem na Paraíba (Foto: Divulgação/TV Globo)
A repórter Beatriz Bourroul visita as locações de 'Onde Nascem os Fortes' (Foto: QUEM)

CABACEIRAS
Além do lajedo, a região de Cabaceiras tem o Hotel Fazenda Pai Mateus, onde a equipe de Onde Nascem os Fortes fica hospedada. Foi lá que assisti, junto com os atores, ao clipe com cenas dos primeiros capítulos. Como 60% das cenas foram feitas em externas nas locações do semiárido paraibano, em um raio de 100 quilômetros partindo do hotel.

“Passar todos esse tempo longe do Rio, fez com que aqui virasse a nossa casa por todos esses meses. Adorei saber que vocês, jornalistas, vieram conhecer um pouco da experiência que temos aqui”, disse Alice Wegmann. Para Alexandre Nero, a supersérie fez com que ele ganhasse uma nova família. “Acabamos convivendo mais entre nós do que com as nossas próprias famílias. Então é hora de celebrar esse projeto que eu estou tão feliz de fazer parte”, afirmou.

Elenco, autores e diretores reunidos no lançamento de 'Onde Nascem os Fortes' (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)

Quem Acontece