João Pessoa 24/05/2018 02:34Hs

Início » Esporte » Agora vai? Código de Ética da CBF está pronto

Agora vai? Código de Ética da CBF está pronto

Agencia_Brasil_Predio_CBF_17-07-2014_014A CBF finalizou o Código de Ética que foi anunciado com pompa em assembleia realizada há oito meses – em junho de 2015. O documento prevê sanções a dirigentes, atletas e árbitros, entre outros, que cometerem desvios. No entanto, o código ainda não tem data definida para ser divulgado.

“Está concluído (o código) e será apresentado em momento próximo e adequado”, informou a Assessoria de Imprensa da CBF.

A demora se deu, em parte, a uma situação embaraçosa para a CBF. O Código de Ética teria de ser aprovado pelo presidente Marco Polo Del Nero, hoje licenciado do cargo e na iminência de ser punido pela Fifa. Ele foi indiciado pela Justiça dos EUA por crimes de corrupção.

Del Nero também é alvo de uma investigação em curso no Comitê de Ética da Fifa. Ele estaria sob suspeita de ter infringido pelo menos dez artigos do Código de Ética da entidade máxima do futebol.

Outra dificuldade foi a de conseguir três nomes para integrar a Comissão de Ética da CBF, que têm de ser aprovados por ato da presidência. Essa função cabe a pessoas de ilibada reputação, conforme registra a ata daquela assembleia.

O diretor de Ética e Transparência da CBF, o deputado federal Marcelo Aro (PHS-MG), é quem ficou à frente da elaboração do código. No último contato com a reportagem do Terra, ele não quis falar sobre os escândalos de corrupção que atingem a CBF, desde a prisão do ex-presidente da entidade, José Maria Marin,  em 27 de maio, na Suíça.

Jornal do Brasil