João Pessoa 24/05/2018 02:35Hs

Início » Esporte » Mayra Aguiar bate Kayla Harrison e é ouro no Grand Slam de Paris

Mayra Aguiar bate Kayla Harrison e é ouro no Grand Slam de Paris

Esta é a quinta vez que a judoca gaúcha leva a melhor sobre a adversária em uma disputa de título

judoca mayraMayra Aguiar comemora vitória no Grand Slam de Paris

Em um dos maiores clássicos do judô na atualidade, Mayra Aguiar conquistou, neste domingo, a medalha de ouro no Grand Slam de Paris, na França, na categoria meio-pesado (78kg). A gaúcha derrotou, na decisão, a atual campeã olímpica e líder do ranking mundial, a norte-americana Kayla Harrison.

— É só o início, estamos muito felizes. Ela deve ter uma subida grande no ranking do Mundial, mas o foco é o Rio 2016. A partir de amanhã, essa conquista é página virada — disse o técnico da atleta, Antônio Carlos Pereira, o Kiko.

A campanha da judoca da Sogipa começou com uma vitória por ippon (2m52s) sobre a tunisiana Sarra Mzougui. Depois, um waza-ari e triunfo diante da eslovena Anamari Velensk. Nas quartas de final, Mayra derrotou a espanhola Laia Talar, que recebeu dois shidos contra nenhum da medalhista de bronze em Londres-2012.

Na semifinal, Mayra Aguiar teve pela frente a atual vice-campeã olímpica, a britânica Gemma Gibbons. Em um duelo equilibrado, a brasileira acabou ganhando após receber uma punição contra três da adversária.

O duelo final foi o 15º confronto diante de Kayla Harrison e marcou a oitava vitória da gaúcha, que havia sido derrotada pela norte-americana na disputa da medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015. Esta foi a nona vez que elas decidiram um título e a quinta vez que Mayra levou a melhor.

Como de hábito, elas iniciaram a decisão em Paris com muitos cuidados. Mayra acabou sendo punida com um shido com 1m12s de combate, mas, 26 segundos depois, com um uchimata, ela projetou a rival e conseguiu um ippon, garantindo o bicampeonato na competição, repetindo o resultado de 2012, quando elas também disputaram a medalha de ouro.

Brasil leva mais dois bronzes

Além do ouro de Mayra Aguiar, os judocas do Brasil faturaram mais duas medalhas, com os bronzes de Victor Penalber (categoria até 81kg) e de David Moura (+100kg).

Enquanto isso, Rochele Nunes (+78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Eduardo Bettoni (90kg), Luciano Corrêa (100kg) e Rafael Silva (+100kg) não conseguiram subir ao pódio.

A delegação brasileira acabou a competição na França com cinco láureas no total. Além das conquistadas ontem, foram outros dois bronzes, com Sarah Menezes (48kg) e Rafaela Silva (57kg).

*ZHESPORTES com agências