João Pessoa 25/09/2018 22:31Hs

Início » Mundo » Iranianos vão às ruas comemorar acordo nuclear

Iranianos vão às ruas comemorar acordo nuclear

iranianoscomemoram aacordo nuclearMilhares de iranianos tomaram as ruas do país para festejar o acordo nuclear assinado entre Irã e as potências ocidentais nesta terça-feira. Na capital Teerã e nas principais cidades da República Islâmica, multidões dançaram e cantaram para celebrar o momento histórico que póe fim a mais de uma década de impasse.

A população iraniana foi às ruas após o iftar, refeição que marca o fim do jejum diário durante o Ramadã. Jovens tocavam as buzinas dos carros e acenavam com as janelas dos veículos abertas, fazendo o sinal V de vitória com as mãos. Dançar em público não é permitido no país, mas os atos foram tolerados nesta terça-feira em um raro momento de união nacional, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

O acordo assinado em Viena prevê o fim progessivo das sanções – para os iranianos, isso pode representar o fim do isolamento internacional do Irã e resolver os problemas econômicos do país.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, falou ao povo iraniano em rede nacional de TV. “Este dia marca um fim e um começo” , disse ele. “O fim para reivindicações infundadas e o início de uma nova fase nas relações internacionais… Nosso povo rezou por um bom acordo durante este mês de jejum do Ramadã. Posso anunciar que suas preces foram atendidas”.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammed Javad Zarif, afirmou no início da última sessão plenária das negociações nucleares de Viena, que o acordo firmado entre o país e o Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha, mais Alemanha) não é perfeito, mas que todos ganham com ele. Zarif se tornou um herói nacional no Irã pelo sucesso nas negociações em Viena.

(Da redação)