João Pessoa 21/06/2018 21:35Hs

Início » Mundo » Alemanha cresce 0,1% e escapa da recessão

Alemanha cresce 0,1% e escapa da recessão

alemanha 1A economia alemã cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2014 e escapou de uma recessão técnica, após o recuo de 0,1% do PIB registrado de julho a setembro. Os dados oficiais divulgados nesta terça-feira (25) confirmam projeções feitas anteriormente.

 O desempenho modesto, mas favorável do PIB alemão foi garantido pelo maior consumo das famílias. Segundo os dados revelados pelo Instituto Federal de Estatística da Alemanha, o consumo no país cresceu 0,7% entre julho e setembro, representando a maior alta trimestral dos últimos três anos.

As exportações também cresceram mais do que as importações, ajudando no desempenho econômico da locomotiva europeia. Os investimentos públicos, que subiram 0,6% no terceiro trimestre, foram outro fator positivo para o crescimento alemão. Já os investimentos produtivos continuam fracos no país e preocupam. No terceiro trimestre, eles recuaram 2,3% e tiveram um impacto negativo de 0,7% no cálculo do PIB.

Locomotiva europeia

“Não estamos em recessão”, comemorou o ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, na Bundestag, o Parlamento alemão. “Não temos um crescimento tão bom quanto antes, mas estamos próximos de nosso potencial econômico”, completou.

Com a recuperação ainda que modesta do PIB entre julho e setembro, a Alemanha escapa da chamada recessão técnica, caracterizada por dois trimestres consecutivos de queda no PIB. No segundo trimestre a economia alemã, que sofre os efeitos do fraco desempenho de seus principais parceiros da Zona do Euro, recuou 0,1%.

No entanto, o país resiste a esse contexto desfavorável. Dados revelados na segunda-feira (24) mostram que os empresários alemães estão confiantes. Além disso, a principal economia da Zona do Euro continua registrando uma pequena taxa de desemprego, salários em alta e taxas de juros baixas.