João Pessoa 19/07/2018 23:13Hs

Início » Mundo » Bruxelas reduz nível de alerta terrorista

Bruxelas reduz nível de alerta terrorista

bruxelas 21O órgão belga de cordenação para a análise da ameaça baixou o nível de alerta terrorista em Bruxelas. As autoridades tinham colocado Bruxelas em estado de alerta nível 4, o que corresponde a uma ameaça “séria e eminente”, uma semana após os atentados de Paris e Saint-Dennis que fizeram 130 mortos.

Depois de quase uma semana em alerta máximo, que significava que Bruxelas enfrentava uma ameaça iminente, as autoridades belgas baixaram agora de quatro para três o nível de alerta, avança a AFP. Nos últimos dias realizaram-se várias operações policiais. Esta quinta a polícia fez buscas em Verviers e numa casa em Sambrevile, no sul da capital, no quadro do inquérito dos atentados de Paris. O presidente da câmara de Sambreville, Jean-Charles Luperto, indicou que as forças policias procuravam armas e explosivos. Foi ainda montado um perímetro de segurança na grande mesquita de Bruxelas por terem sido detectados pacotes com pó branco.

Molenbeek tinha lista de terroristas

O jornal New York Times avança, na edição de hoje, que os serviços secretos terão enviado uma lista à presidente da câmara de Molenbeek com alguns nomes dos terroristas implicados nos atentados de Paris. Abdelhamid Abaaoud, que foi morto em Paris; Brahim Abdeslam, que, armado com um cinto de explosivos, se fez explodir na noite de 13 de Novembro; e o irmão, Salah Abdeslam, que continua a monte integravam essa lista. A autarca, Françoise Schepmans admitiu ter recebido a lista, mas descartou responsabilidades acrescentando que essas competências dizem respeito à polícia federal.

Noticiário Internacional