João Pessoa 21/07/2018 22:57Hs

Início » Mundo » Comandante da 1ª Guerra do Golfo morre aos 78 anos

Comandante da 1ª Guerra do Golfo morre aos 78 anos

General Norman Schwarzkopf chefiou Comando Militar Central dos EUA

O general Norman Schwarzkopf ao lado do então presidente George W. H. BushO general Norman Schwarzkopf ao lado do então presidente George W. H. Bush (J. David Ake/AFP)

Norman Schwarzkopf, que foi chefe do Comando Militar Central dos Estados Unidos e o general que comandou as forças aliadas durante a primeira Guerra do Golfo, morreu nesta quarta-feira no estado americano da Flórida. Ele tinha 78 anos.

Segundo a rede CNN, o general reformado morreu na cidade de Tampa, onde vivia. Schwarzkopf teve um papel fundamental na invasão do Kuwait em 1991, quando, durante a Presidência de George Bush pai, os EUA expulsaram Saddam Hussein do território kuwaitiano, ocupado pelo então ditador do Iraque.

Schwarzkopf, militar que também foi condecorado pela participação na Guerra do Vietnã, nasceu em 1934 em Nova Jersey e era chamado de “Stormin’ Norman” (Norman Tempestuoso)  devido a sua forte personalidade. Apesar de se transformar em uma celebridade, Schwarzkopf, que se retirou das Forças Armadas em 1992, rejeitou o caminho da política e também já havia superado um câncer de próstata.

O ex-presidente Bush pai, que se encontra hospitalizado em Houston (Texas), emitiu hoje um comunicado através de seu porta-voz para prestar condolências pela perda do general, a quem chamou de “verdadeiro patriota americano, tido como um dos grandes líderes militares de sua geração”.

“Era um homem bom, decente e um apreciado amigo”, indicou o comunicado no qual o ex-presidente e sua esposa, Bárbara Bush, enviam condolências à família de Schwarzkopf.

(Com agência EFE)