João Pessoa 26/04/2018 01:53Hs

Início » Mundo » Continuam as críticas em Moçambique em torno da Ematum

Continuam as críticas em Moçambique em torno da Ematum

ematumA falta de transparência no empréstimo de 350 milhões de dólares contraídos pelo Estado para a criação da Ematum, empresa moçambicana de atum continua a ser alvo de críticas e de questionamentos no país poucos dias depois do Banco de Moçambique ter desmentido qualquer relação entre este empréstimo a depreciação em 50% do Metical face ao Dólar desde Outubro.

Dois anos depois da compra por Moçambique de 30 navios à França, o negócio continua a suscitar questionamentos em torno das condições destas aquisições bem como as implicações que esta compra poderá ter tido para a economia nacional. De há uns meses para cá, especialistas têm até defendido que a Ematum fez aumentar de forma preocupante a dívida do país.

Também para o Grupo Moçambicano da Dívida são ainda várias as preocupações em torno deste negócio, esta organização não-governamental apontando ainda a fraca canalização do Orçamento para os sectores da educação, saúde e agricultura, considerados chaves para o desenvolvimento do país.

Mais pormenores com Orfeu Lisboa.