João Pessoa 24/05/2018 04:29Hs

Início » Mundo » Em encontro histórico com Obama, Raúl Castro pede fim do embargo econômico

Em encontro histórico com Obama, Raúl Castro pede fim do embargo econômico

Obama é o primeiro presidente americano a visitar Cuba em 88 anos

obama cubaEm uma reunião histórica que marcou a primeira visita de um presidente americano à Cuba em 88 anos, Barack Obama e o presidente cubano Raúl Castro conversaram em Havana sobre as condições para o levantamento do embargo econômico à ilha e o fechamento da base militar de Guantánamo.

As medidas são consideradas fundamentais por Castro para que a reaproximação entre os dois países se consolide e contam com o apoio do governo de Obama. O presidente americano, por sua vez, ressaltou no encontro a importância de conversas sobre direitos humanos em Cuba como condição para o afrouxamento das restrições econômicas.

Após a reunião, em entrevista coletiva conjunta, Castro reconheceu a determinação de Obama em adiantar a normalização das relações diplomáticas entre os países, mas disse que sua iniciativas até aqui ainda não são “suficientes”. O fim do embargo e a saída dos americanos da Baía de Guantánamo seriam imprescindíveis.

Obama disse acreditar que o Congresso americano tem “crescente interesse” no fim do embargo e que dois fatores podem acelerar o processo de levantamento: as vantagens que virão das mudanças feitas até este momento e o tratamento da questão dos direitos humanos na ilha.

“Hoje é um novo dia (na relação) entre os nossos países”, disse Obama, que afirmou esperar um “novo capítulo” na diplomacia entre Cuba e os EUA.

O presidente americano, no entanto, compreende que o processo de reaproximação não é simples: “Como eu já disse, mais de cinco décadas de difíceis relações não serão transformadas da noite pro dia”.

“Devemos aceitar e respeitar as diferenças e não fazer delas o centro da nossa relação, e sim promover vínculos que privilegiem o benefício de ambos países e povos”, afirmou Castro ao término da reunião.

Jornal do Brasil