João Pessoa 17/08/2018 01:29Hs

Início » Mundo » Especialista: Turquia terá ‘espaço aéreo 100% fechado’ se comprar sistemas russos Pantsir

Especialista: Turquia terá ‘espaço aéreo 100% fechado’ se comprar sistemas russos Pantsir

A Rússia está disposta a fornecer à Turquia sistemas de defesa antiaérea Pantsir para a proteção dos S-400, comunicou o diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, Dmitry Shugaev.

“Estou seguro que o cumprimento bem-sucedido do contrato para fornecimento dos S-400 nos dá a chance de falar sobre a expansão da colaboração na área dos sistemas de defesa antiaérea, uma vez que o fornecimento de sistemas Pantsir poderia vir a ser um dos passos posteriores”, afirmou Shugaev.

Em entrevista à Sputnik Turquia, vários especialistas militares comentaram a situação.

Assim, o major-general aposentado, Beyazyt Karatash, explicou por que os sistemas Pantsir e o S-400 se completam.

“Se vocês comprarem um sistema de defesa antiaérea de grande raio de ação, capaz de interceptar alvos a uma alta altitude, então, vocês precisam assegurar a proteção deste sistema a partir do céu. Vocês precisam garantir um ‘guarda-chuva’ antimíssil para proteger o sistema dos ataques de baixa e média altitude, tal como S-400 ou Patriot”, argumentou Karatash.

Sistemas de defesa antimíssil S-400 russos na Crimeia

Segundo o major-general aposentado, a compra de um sistema como o Pantsir-S1 afetará positivamente a segurança nacional da Turquia, bem como o desenvolvimento turco do próprio sistema de defesa antiaérea.”Acredito que firmamento de contrato com a Rússia quanto ao fornecimento de S-400 e à produção conjunta vai promover o desenvolvimento na área da indústria de defesa e trará benefício a partir de vários pontos de vista”, concluiu Karatash.

Outro especialista militar, Viktor Murakhovsky, também frisou que os sistemas S-400 e Pantsir são eficazes quando utilizados juntos.

“S-400 é um sistema de longo alcance. Geralmente, para proteção de uma divisão do sistema S-400 é utilizada uma bateria do Pantsir, que assegura a proteção dos S-400 contra ataques aéreos, meios de destruição aérea, tais como mísseis antirradares, mísseis ar-terra e drones de pequeno porte”, disse.

Sistema de defesa antiaérea S-400

O analista acrescentou que os dois sistemas demonstraram alta eficácia agindo em conjunto durante missões na Síria: enquanto o Pantsir interceptava drones, o S-400 controlava o espaço aéreo.Outro analista militar, Aleksandr Zhilin, afirmou à Sputnik Turquia que os sistemas deste tipo são destinados a proteger instalações estratégicas.

“Eles poderão posicionar estes sistemas ao longo de suas fronteiras, para impedir que alguém possa entrar no espaço aéreo do país, e até mesmo para poder interceptar [alvos] além das fronteiras de seu país.”

Além do mais, o especialista frisou que com tais sistemas a Turquia poderá controlar seu espaço aéreo plenamente.

Caça F-35 da Força Aérea de Israel

“Como militar, só posso ficar feliz pela Turquia, visto que os militares turcos conhecem muito bem nosso armamento. O S-400, junto com o sistema Pantsir, é um sistema de defesa antiaérea imperfurável. As intercepções serão realizadas a quaisquer altitudes e a distâncias consideráveis. De fato, trata-se do controle total do espaço aéreo de altitude nula à espacial”, assinalou.”De fato, caso essa iniciativa seja realizada, a Turquia terá o espaço aéreo completamente fechado”, ressaltou Aleksandr Zhilin.

Sputnik