João Pessoa 26/05/2018 21:48Hs

Início » Mundo » Exército nigeriano liberta mais de 60 reféns do Boko Haram

Exército nigeriano liberta mais de 60 reféns do Boko Haram

Operações em povoados mataram 5 terroristas e libertaram 63 reféns. Nigéria enfrenta revolta do Boko Haram, grupo extremista desde 2009.

refens nigerianosImagem de arquivo mostra cartaz com os 100 membros do Boko Haram mais procurados pelo governo da Nigéria

O Exército nigeriano garantiu na noite desta quinta-feira (3) que resgatou 63 reféns do grupo islâmico Boko Haram em povoados do nordeste do país.

“Durante a operação (os soldados) mataram cinco terroristas do Boko Haram e salvaram 63 reféns” mantidos pelos rebeldes islâmicos, declarou o porta-voz do Exército nigeriano, Sani Usman.

Os cinco combatentes do Boko Haram foram mortos em confrontos nos povoados de Lawin Meleri, Matiri Bulaka e Aljeri, segundo o Exército.

Os militares destruíram ainda dois campos do Boko Haram na selva de Alagarno, Estado de Borno, próximos à selva de Sambisa, um dos feudos históricos do grupo islâmico.

A Nigéria enfrenta desde 2009 a revolta do Boko Haram, que já causou ao menos 17 mil mortes no norte do país, majoritariamente muçulmano, e mais de 2,6 milhões de deslocados.

Para combater o Boko Haram, quatro países em torno do lago Chad – Nigéria, Chade, Níger e Camarões – e o Benin criaram a Força de Intervenção Conjunta Multinacional (MNJTF), integrada por 8.700 militares, policiais e civis, ainda não operacional.

G1