João Pessoa 25/05/2018 20:19Hs

Início » Mundo » Irão mantém política em relação aos Estados Unidos

Irão mantém política em relação aos Estados Unidos

iran e estados unidosQuatro dias após o acordo histórico entre o Irão e as grandes potênciais mundiais sobre o nuclear iraniano, o Guia supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, afirmou que o país não vai mudar a sua política em relação aos Estados Unidos.

 O ayatollah Ali Khamenei afirmou que as relações entre o Irão e os Estados Unidos não vão mudar apesar do acordo firmado há quatros dias em Viena, na Áustria.

Num discurso proclamado em Teerão no dia em que se assinala o fim do Ramadão, o Guia supremo iraniano acrescentou que o seu país vai continuar a apoiar os amigos na região

O ayatollah Ali Khamenei também realçou o trabalho dos negociadores, na questão do nuclear, que tiveram de negociar durante cerca de 22 meses frente a representantes dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França, da Alemanha, da China e da Rússia.

No entanto o Guia supremo do Irão acrescentou que o acordo tem de ser validado, por um processo legal como está previsto na lei iraniana, no Parlamento.

De notar que o acordo também terá de ter o aval do Parlamento dos Estados Unidos.

Relembramos que na passada terça-feira, em Viena, o Irão aceitou bloquear o seu programa nuclear e em contra-partida as potênciais mundiais decidiram levantar progressivamente as sanções internacionais contra os iranianos, o que vai permitir ao Irão a exportação do petróleo.

Ainda sobre o acordo histórico alcançado, a RFI ouviu Luís Tomé, especialista em Terrorimso e Segurança ligado à Universidade Autónoma de Lisboa, que enumera aqui os grandes desafios do Irão para a implementação deste acordo.

Noticiário Internacional