João Pessoa 25/06/2018 02:31Hs

Início » Mundo » Remédio para diabetes pode aumentar a sobrevida de pacientes com câncer de ovário

Remédio para diabetes pode aumentar a sobrevida de pacientes com câncer de ovário

Pesquisadores americanos concluíram que medicamento pode reduzir o risco de morte em pacientes com o câncer em até 3,7 vezes

Câncer de próstataCâncer de ovário: Remédio para o diabetes pode ajudar no tratamento da doença, diz estudo (Thinkstock)

Pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, concluíram que a metformina, um remédio comumente utilizado no tratamento do diabetes, pode também ajudar pacientes com câncer de ovário. De acordo com um novo estudo, pessoas com essa doença que fazem uso do medicamento podem ter uma sobrevida até 3,7 vezes maior em um período de cinco anos do que indivíduos que não tomam a droga. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira no periódico Cancer.

 A equipe, coordenada por Viji Shridhar, pesquisadora da Clínica Mayo, acompanhou ao longo de cinco anos 239 mulheres diabéticas com câncer de ovário — sendo que 61 delas fazia uso de metformina. Durante esse período, 33% pacientes que faziam uso do medicamento morreram em decorrência do câncer, enquanto essa incidência foi de 53% entre aquelas que não tomavam o remédio.


Segundo os autores, mais estudos são necessários para esclarecer de que forma a metformina age no organismo para aumentar a sobrevida de pacientes com essa doença. “Esse estudo abre a porta para o uso da metformina em grandes ensaios clínicos com pacientes que sofrem de câncer de ovário. Os resultados dessas pesquisas poderiam fazer com que o medicamento para o diabetes se torne uma opção para tratar esse tipo de câncer”, diz Shridhar.

Benefícios — Pesquisas anteriores já haviam indicado que a metformina possui propriedades anticancerígenas. Um trabalho feito na Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, por exemplo, mostrou que o medicamento pode ajudar a combater o câncer de mama. De acordo com esse estudo, a droga evita que uma série de substâncias químicas naturais e artificiais estimulem o crescimento das células desse tipo de câncer — evitando, assim, que a doença se desenvolva e se espalhe pelo organismo.

Além disso, outra pesquisa indicou que a metformina também pode ajudar a combater outros problemas que não somente o câncer e o diabetes. De acordo com um estudo da Universidade de Barcelona, na Espanha, o remédio pode ser útil também contra a síndrome do ovário policístico (SOP), ajudando a prevenir ou mesmo retardar o desenvolvimento da condição.

veja