João Pessoa 23/05/2018 15:10Hs

Início » Mundo » Saiba se você terá problemas para enviar e-mails em 2013 devido a alteração na internet brasileira

Saiba se você terá problemas para enviar e-mails em 2013 devido a alteração na internet brasileira

Só serão afetados usuários domésticos de banda larga que utilizam programas como Outlook e não atualizaram configurações do computador

Homem, computador e cão(Thinkstock)

A partir de janeiro, uma mudança nas configurações da internet brasileira podem impedir que alguns usuários enviem e-mails a partir de conexões domésticas de banda larga. A alteração, contudo, deve afetar um grupo restrito de pessoas: são os usuários que utilizam programas como Outlook e Windows Mail para gerenciar seus e-mails e que não atualizaram algumas configurações em seus computadores.

Para verificar se está nessa situação, o usuário deve realizar o procedimento descrito a seguir (exemplificado para Outlook, do Windows). Confira também a imagem abaixo

1. abra o programa gerenciador de e-mails (Outlook, Windows Mail, Thunderbird ou Apple Mail)

2. acesse a opção do menu “Ferramentas”

3. clique em “Contas”: uma nova janela vai aparecer

4. selecione a aba “e-mail”

5. clique na opção “Propriedades”: novamente, outra janela se abrirá

6. clique sobre a aba “Avançado”

7. no campo “Números de porta do servidor: E-mails de saída (SMTP)”, altere o valor “25” para “587”

8. clique em “OK”

9. para as mudanças surtirem efeito, feche o gerenciador de e-mails e o reinicie

O procedimento permite a troca do canal eletrônico de gerenciamento de e-mails – identificado como “porta” nos programas. Em caso de dificuldades na realização da alteração, o usuário deve entrar em contato com o provedor de e-mails para solucionar dúvidas. Também para auxiliar no processo, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) disponibilizou o site www.antispam.br. A mudança, segundo o CGI, pretende inibir a proliferação de spams pela web.

Usuários que já fizeram a atualização não precisam se preocupar. O mesmo vale para aqueles que acessam seus e-mails a partir de serviços de webmail (acesso direto ao site do provedor de e-mails, como Gmail, Hotmail, YahooMail).

Leia mais:
Usuário de internet pode ajudar no combate ao spam

 

alteracao da porta de email