João Pessoa 26/04/2018 03:51Hs

Início » Mundo » Turquia planeja a construção de um muro na fronteira com o Irã

Turquia planeja a construção de um muro na fronteira com o Irã

Caminhões aguardam passagem na fronteira da Turquia com o IrãBULENT KILIC / AFP

Na Turquia, as autoridades lançaram um projeto de um muro para “proteger” a fronteira co, o Irã. Mais de uma centena de quilômetros de muro deve também ser instalado na fronteira leste do país. Ancara busca, com isso, bloquear a passagem de ativistas do PKK, o partido dos trabalhadores do Curdistão, considerado pelos turcos uma organização terrorista.

Alexandre Billette, correspondente da RFI em Istambul

Blocos enormes, de três metros de altura e pesando sete toneladas cada um, foram instalados na fronteira iraniana a pedido do Ministério da Defesa turco. As autoridades turcas planejam terminar a primeira fase do projeto dentro de dois meses: 30% da fronteira deverá ser “protegida”.

Esta região é conhecida por ser porosa: é uma das rotas utilizadas pelos refugiados afegãos e também uma zona na qual o PKK é ativo. Esta é também a razão principal razão dada pelo governo turco: interromper a passagem de ativistas curdos e bloquear também o contrabando, especialmente da gasolina, que é usado para financiar o partido curdo.

Ainda não se sabe se toda a fronteira turco-iraniana será fechada pelo muro, mas o projeto lembra um outro muro construído pelas autoridades turcas. Mais de 80% da fronteira turco-síria está agora protegida por uma barreira física, aparentemente para impedir a passagem de jihadistas do Estado Islâmico.

RFI