João Pessoa 23/07/2018 03:52Hs

Início » Mundo » Veja duelos das oitavas, classificados e eliminados na Copa

Veja duelos das oitavas, classificados e eliminados na Copa

Com o início da terceira e última rodada da primeira fase da Copa do Mundo, os caminhos dos 32 times da competição começam a ser trilhados

Enquanto algumas equipes vão para o terceiro jogo já classificadas para a próxima fase, outras não conseguem conquistar mais nada dentro do torneio. Confira quais seleções já sabem os confrontos nas oitavas de final, quais já foram eliminadas e quais estão classificadas para a fase mata-mata.

Duelos confirmados nas oitavas

Uruguai x Portugal

Suárez comemora gol do Uruguai contra a Rússia, em jogo que garantiu o primeiro lugar do grupo à Celeste Olímpica
Suárez comemora gol do Uruguai contra a Rússia, em jogo que garantiu o primeiro lugar do grupo à Celeste Olímpica

Passando em primeiro lugar do Grupo A, o Uruguai é um dos poucos times que estão 100% na competição, e o único a não tomar nenhum gol. Na última rodada, a Celeste Olímpica conseguiu uma vitória larga contra a embalada Rússia por 3 a 0 e garantiu a liderança da chave. O adversário dos uruguaios será a seleção de Portugal, do craque Cristiano Ronaldo, um dos artilheiros da competição. Após um empate em 1 a 1 contra o Irã, Portugal perdeu a chance de ser o líder do Grupo BO jogo acontecerá no dia 30/06, sábado, às 15h, em Sochi.

Espanha x Rússia

Denis Cheryshev é uma das armas da Rússia nessa Copa
Denis Cheryshev é uma das armas da Rússia nessa Copa
Fúria irá disputar força com a anfitriã da Copa do Mundo em um duelo muito interessante das oitavas de final. Após o empate com o Marrocos por 2 a 2 na última rodada da fase de grupos, a Espanha conquistou a liderança do Grupo B e agora enfrentará a Rússia, que ao perder o confronto direto com o Uruguai, ficou em segundo da sua chave. Com um dos melhores ataques da competição, com oito gols marcados, a Rússia colocará seu plano de jogo e seu vigor físico à prova contra a Espanha, que tem estilo de jogo bem definido e que prioriza a posse de bola. O jogo acontecerá no dia 01/07, domingo, às 11h, em Moscou.

França x Argentina

Kylian Mbappé é uma das esperanças de gol da França para esta edição da Copa do Mundo
Com a promessa de ser um dos jogos mais disputados das oitavas de final, França Argentina, duas seleções que já foram campeãs do mundo, disputarão a sobrevivência de seus sonhos por mais um título de Copa. Primeira colocada do Grupo C, a seleção francesa fez uma primeira fase sólida, consistente, e mostrou muito organização tática e qualidade técnica, ganhando os dois primeiros jogos – contra a Austrália por 2 a 1, e o Peru por 1 a 0 – e empatando o último contra a Dinamarca em 0 a 0. Os “hermanos” chegam às oitavas de final com muita pressão por uma reação. Jogando mal os três jogos na chave D, o time de Lionel Messi precisa mostrar um futebol muito melhor do que o apresentado para seguir adiante na competição. O jogo acontecerá no dia 30/06, sábado, às 11h, em Kazan.

Croácia x Dinamarca

Modric é o craque da Croácia nesta Copa do Mundo
Modric é o craque da Croácia nesta Copa do Mundo

Líder do Grupo D, a Croácia mostrou um bom futebol na primeira fase e fez por merecer os 100% de aproveitamento que conquistou – as três vitórias em três jogos, senod um deles um expressivo 3 a 0 sobre a Argentina. Liderados po Modric e Rakitic, a equipe croata mostrou, na fase de grupos, uma boa organização tática e uma técnica no setor de meio-campo acima da média das seleções nesta edição de Copa do Mundo. O seu adversário será o pragmático time da Dinamarca, que conquistou sua vaga jogando muito bem no setor defensivo, marcando muito bem seus rivais dentro de campo: foram dois empates e apenas um gol sofrido na primeira fase. O jogo acontecerá no dia 01/07, domingo, às 15h, em Novgorod.

Brasil x México

Philippe Coutinho tem sido o jogador ofensivo do Brasil com maior destaque e deve seguir dando assistência e marcando gols na fase mata-mata da Copa do Mundo
Philippe Coutinho tem sido o jogador ofensivo do Brasil com maior destaque e deve seguir dando assistência e marcando gols na fase mata-mata da Copa do Mundo

Após dois jogos com futebol abaixo do que foi visto nas Eliminatórias – no empate com a Suíça por 1 a 1 na estreia, e a vitória conquistada nos acréscimos do segundo tempo contra a Costa Rica por 2 a 0 -, o Brasilvenceu a Sérvia por 2 a 0 mostrando um bom futebol com imposição técnica e tática, articulando boas jogadas. Com sete pontos, a Seleção terminou a fase de grupos como primeiro do Grupo E e vai enfrentar o México nas oitavas de final. A equipe do técnico Osorio mostrou bom futebol e que merece ser respeitada, principalmente após o início de Copa do Mundo, quando venceu a Alemanha por 1 a 0 e a Coreia do Sul por 2 a 1. Embora tenha perdido para a Suécia por 3 a 0, o time mexicano deve vir concentrado nos contra-ataques contra o Brasil, apostando nos seus jogadores de velocidade. O jogo acontecerá no dia 02/07, segunda-feira, às 11h, em Samara.

Suécia x Suíça

A Suécia aposta no seu conjunto de jogadores, que mostram grande afinco defensivo e poder de contra-ataque
A Suécia aposta no seu conjunto de jogadores, que mostram grande afinco defensivo e poder de contra-ataque

Após atropelar o México na última rodada da fase de grupos por 3 a 0, a Suécia, ao contrário do que se imaginava para o Grupo F da Copa do Mundo, conquistou a primeira colocação da chave. Com jogos bem sólidos na defesa e um bom jogo aéreo, o time escandinavo conquistou duas vitórias – além do time de Osorio, os suecos venceram a Coreia do Sul por 1 a 0, com um gol de pênalti – e uma derrota para a Alemanha por 2 a q, em que saiu de cabeça erguida, já que mostrou condições de jogar de igual para igual com a atual campeã do mundo. Da mesma forma, a Suíça passou em segundo lugar no Grupo E, depois que mostrou sua força defensiva, organização tática e poder de contra-ataque nos jogos contra o Brasil, quando foi buscar o empate por 1 a 1 no segundo tempo, e no confronto contra a Sérvia, em que virou a partida, após sair perdendo. O jogo promete ser definido em uma bola, já que os times não se expõem muito. O jogo acontecerá no dia 03/07, terça-feira, às 11h, em São Petesburgo.

Inglaterra

Kane é o artilheiro da Copa do Mundo e o capitão da Inglaterra
Kane é o artilheiro da Copa do Mundo e o capitão da Inglaterra

O English Team começou a Copa do Mundo com tudo. Em duas partidas disputadas, a Inglaterra mostrou sua superioridade nas duas oportunidades: contra o fraco Panamá, quando aplicou uma goleada por 6 a 1; e também numa vitória apertada para cima da Tunísia por 2 a 1. Liderado pelo artilheiro Harry Kane, o time inglês deve pegar ou Senegal, ou Japão, ou Colômbia na próxima fase da competição.

Bélgica

Romelu Lukaku é o homem-gol da Bélgica e a referência de Hazard, De Bruyne e Mertens na área
Romelu Lukaku é o homem-gol da Bélgica e a referência de Hazard, De Bruyne e Mertens na área

A “Geração de Ouro” da Bélgica é outra equipe que mostrou excelente futebol nas duas partidas em que disputou. Assim como a sua rival no Grupo H, a Inglaterra, o time belga obteve duas boas vitórias na primeira fase, também contra o Panamá, por 3 a 0, e a Tunísia, por 5 a 2. Com um plantel forte, com o atacante Lukaku, e os meias HazardMertens e De Bruyne, o time dos países baixos encarará a Inglaterra em um confronto direto na última rodada da fase de grupos para decidir quem será o primeiro da chave.

Equipes já eliminadas

Arábia Saudita

Com apenas uma vitória, no último jogo contra o Egito por 2 a 1, a equipe saudita deixou a Rússia com um saldo de gols negativo, após tomar sete gols e apenas fazer dois. Sem inspiração, a seleção do Oriente Médio sofreu uma goleada para a equipe anfitriã do torneio por 5 a 0 no primeiro jogo, e depois perdeu para o Uruguai por 1 a 0.

Egito

Salah cabisbaixo após a derrota do Egito para a Arábia Saudita pelo Grupo A da Copa do Mundo
Salah cabisbaixo após a derrota do Egito para a Arábia Saudita pelo Grupo A da Copa do Mundo

Mesmo com Mohamed Salah atuando nos últimos dois jogos, o Egito não conseguiu conquistar nenhuma vitória na Copa do Mundo. Além de perder para o Uruguai por 1 a 0, no final da partida, os “faraós” também perderam para a Rússia por 3 a 1 e para a Arábia Saudita por 2 a 1. O último lugar na chava A foi um lugar decepcionante para muitos que torciam para o atacante astro do Liverpool.

Marrocos

O time marroquino, após perder os dois primeiros jogos, para o Irã por 1 a 0, e Portugal, pelo mesmo placar, chegou à última rodada já eliminado. Apesar de não ter mais perspectivas na competição, a seleção do Marrocos conseguiu dificultar a vida da Espanha no confronto final da chave, ao sair duas vezes na frente do placar. Mas, a equipe acabou cedendo, e o resultado ficou em 2 a 2 contra a Fúria. O resultado deixou os torcedores e os jogadores satisfeitos, apesar da eliminação precoce.

Irã

Em um confronto direto contra Portugal, valendo a classificação para a próxima fase, a seleção do Irã mostrou sua melhor organização tática e postura defensiva, mas acabou só no empate com a equipe lusitana por 1 a 1. Embora tenha ganhado do Marrocos na primeira partida da fase de grupo, por 1 a 0, a derrota para a Espanha pelo mesmo placar no segundo confronto da chave, o empate da última rodada não foi o suficiente para avançar até as oitavas de final.

Peru

Guerrero lamenta após uma das várias chances perdidas pelo Peru no jogo contra a França
Guerrero lamenta após uma das várias chances perdidas pelo Peru no jogo contra a França

Apesar de ter chegado à Rússia embalado, o Peru não conseguiu mostrar um bom futebol nas duas primeiras partidas da competição. As derrotas para a Dinamarca por 1 a 0, com direito a pênalti perdido de Cueva, e para a França por 1 a 0, foram fatais na busca por uma vaga na próxima fase da Copa do Mundo. A última partida da seleção de Ricardo Gareca foi contra a Austrália, a qual saiu como vencedor por 2 a 0, conquistando os únicos três pontos da equipe neste Mundial.

Austrália

Mesmo tendo chances de se classificar para as oitavas de final no último jogo contra o Peru, a Austrália não fez um bom jogo e foi surpreendido pela seleção do técnico Ricardo Gareca. A derrota por 2 a 0 para a seleção peruana fez com que o sonho dos australianos de participar da segunda fase da Copa. Os outros resultados, nas rodadas anteriores – uma derrota para a França por 2 a 1, e um empate com a Dinamarca em 1 a 1 – e fracas atuações em todas as partidas fizeram a equipe da Oceania ficar com apenas um ponto na lanterna do Grupo C.

Nigéria

O elenco recheado de bons jogadores, como Victor MosesMusa Obi Mikel, não foi o suficiente para a Nigéria triunfar no Grupo D da Copa do Mundo. Embora tenha vencido a Islândia pelo placar de 2 a 0 e dado uma sobrevida ao sonho de disputar as oitavas de final, a derrota para a Argentina por 2 a 1 na última rodada da fase de grupos, em uma disputa direta pelo segundo lugar da chave, foi o ponto final da campanha do time africano no Mundial.

Islândia

Torcida da Islândia, e o seu tradicional grito "Skol", sempre apoiaram a seleção europeia durante toda a campanha na Copa
Torcida da Islândia, e o seu tradicional grito “Skol”, sempre apoiaram a seleção europeia durante toda a campanha na Copa

A estreante em Mundiais Islândia mostrou o seu conhecido futebol defensivo em todos os seus três jogos da fase grupos. Tímida e sem muito afinco no setor ofensivo, o time sensação da última Eurocopa e das Eliminatórias da Europa empatou contra a Argentina em 1 a 1 na estreia, perdeu para a Nigéria, por 2 a 0, e para a Croácia por 2 a 1, ficando em último lugar do Grupo D

Sérvia

Apesar de ter um time forte, muito bem na defesa e com uma bola parada perigosa, a Sérvia não conseguiu avançar para as oitavas de final. O jogo chave para a sua eliminação foi a derrota para a Suíça na segunda rodada da fase de grupos, quando sofreu uma derrota após sair na frente no placar. Mesmo vencendo a Costa Rica no primeiro jogo, e conquistando os três pontos, a equipe europeia precisava de uma vitória sobre o Brasil na última rodada e que a Suíça não vencesse os costarriquenhos. Ao perder para o Brasil, o sonho de prosseguir para a próxima fase acabou em Moscou.

Costa Rica

Azarão da última Copa do Mundo, quando eliminou a Itália e Inglaterra na fase de grupos, a Costa Rica não conseguiu desempenhar o mesmo futebol nesta edição. Com duas derrotas, para a Sérvia por 1 a 0, na primeira rodada da primeira fase, e para o Brasil por 2 a 0, a equipe costarriquenha foi eliminada antes mesmo do seu último confronto contra a Suíça, o qual empatou por 2 a 2, despedindo-se do Mundial com pelo menos um ponto conquistado.

Alemanha

O zagueiro Mats Hummels parece não acreditar na eliminação precoce da Alemanha
O zagueiro Mats Hummels parece não acreditar na eliminação precoce da Alemanha

Campeã mundial em 2014, a seleção alemã era considerada como uma das favoritas para a conquista do Mundial na Rússia. Irreconhecível, jogando um futebol apático, a equipe de Joachim Löw, mesmo com craques como KroosReus e Müller, foi aquém das expectativas e terminou sua campanha na Copa do Mundo de maneira precoce e vexatória, na última posição do Grupo F. As surpreendentes derrotas para o México por 1 a 0 na primeira rodada da fase de grupos e para a Coreia do Sul por 2 a 0 na terceira, acabaram apagando a vitória de virada para cima da Suécia com gol de Kroos aos 49 minutos do segundo tempo.

Coreia do Sul

Em dois jogos muito disputados, a Coreia do Sul sofreu duas derrotas e não conseguiu carimbar o seu passaporte para a próxima fase da competição. Depois de perder para a Suécia por 1 a 0 no primeiro confronto da fase de grupos, o time asiático foi para cima do México e mostrou bom futebol, mas de nada adiantou, já que acabou sendo derrotado por 2 a 1. No seu último comprimisso, porém, a equipe coreana conseguiu o imporvável: ganhou da atual campeã mundial Alemanha por 2 a 0, saindo do Mundial de cabeça erguida e em terceiro lugar da chave.

Tunísia

Em um grupo muito difícil, que conta com duas seleções sensação dessa Copa, a Bélgica e a Inglaterra, a Tunísia não conseguiu dificultar a vida de seus adversários e acabou perdendo para o English Team por 2 a 1, e para Bélgica por 5 a 2, o time africano acabou dando adeus à Rússia antes da última partida contra o Panamá.

Panamá

Baloy chora, e seus companheiros o abraçam após ele fazer o gol de honra do Panamá contra a Inglaterra
Baloy chora, e seus companheiros o abraçam após ele fazer o gol de honra do Panamá contra a Inglaterra

Com uma situação semelhante à sua adversária de grupo, a Tunísia, o estreante em Copas do Mundo Panamá não conseguiu provocar adversidades nos jogos contra Bélgica e Inglaterra e acabou perdendo as duas partidas que disputou:  or 3 a 0 e 6 a 1, respectivamente. Apesar das duas derrotas, a seleção panamenha e sua torcida ficaram muito felizes com o seu primeiro gol marcado na história da nação em Mundiais. O zagueiro Baloy marcou de carrinho contra a Inglaterra, gerando comoção.

Polônia

Cabeça de chave do Grupo H, a Polônia era uma das favoritas da chava a confirmar sua ida para as oitavas de final. Com um futebol pouco atraente, sem raça e organização, o time do artilheiro Robert Lewandowski perdeu as duas primeiras partidas – por 2 a1 para Senegal e 3 a 0 para a Colômbia – e acabou sendo eliminado precocemente na competição.

Fonte: Equipe portal