João Pessoa 18/06/2018 02:24Hs

Início » Notícias » 31 Novas regras para Fies fazem justiça social e trazem tranquilidade para os estudantes, diz Efraim

31 Novas regras para Fies fazem justiça social e trazem tranquilidade para os estudantes, diz Efraim

O deputado Efraim Filho (PB), líder do Democratas na Câmara, defendeu nesta terça-feira a votação da Medida Provisória (MP) 785/15, que reformula e moderniza o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para 2018. Para ele, as novas regras trazem tranquilidade para os estudantes, visto que as regras anteriores à edição da MP obrigavam o pagamento do financiamento assim que o curso fosse concluído.

“O pagamento deveria ser feito, independentemente de o estudante ter condições financeiras ou não, de ter emprego ou não, de ter já entrado no mercado de trabalho ou não. Esta condição gerou um índice de inadimplência muito alto e os estudantes têm seus nomes contestados”, argumento Efraim Filho.

O líder do Democratas disse que as novas regras do Fies são boas para os estudantes. “A MP traz uma regra que faz, acima de tudo, justiça social. O estudante que terminar o seu curso e não encontrar espaço no mercado de trabalho poderá pagar quando conseguir renda”, afirmou.

Para ele, é importante que, em determinados momentos, fique de lado a disputa entre governo e oposição, a fim de permitir o avanço de temas que são uteis para o Brasil, para os cidadãos e, neste caso específico, para os estudantes. Os partidos de oposição têm obstruído a votação desta terça-feira.

“Há discussões em que se precisa ter bom senso e ajudar no aperfeiçoamento, como nós tivemos a humildade de acolher propostas que vieram da oposição”, disse Efraim Filho. “Num dia como hoje, precisamos debater o futuro do estudante brasileiro”, completou.

Assessoria