João Pessoa 17/07/2018 15:39Hs

Início » Notícias » Arnóbio vota contra permuta da Acadepol e TCE suspende novamente o julgamento

Arnóbio vota contra permuta da Acadepol e TCE suspende novamente o julgamento

Arnóbio vota contra permuta da Acadepol e TCE suspende novamente o julgamentoO Tribunal de Contas o Estado (TCE) adiou novamente processo que juga a legalidade da permuta entre o Governo do Estado com o terreno da Acadepol e o terreno do empresário Roberto Santiago, localizado no bairro do Geisel, em João Pessoa. A audiência foi remarcada para a próxima quarta-feira (17). Na sessão de hoje o Conselheiro Arnóbio VIana chegou a votar com o relator do processo pela irregularidade da permuta.Com a decisão de Arnóbio VIana, já são três votos contra pela ilegalidade da troca de terrenos.

 O voto do Conselheiro Umberto Porto foi o mais confuso de todos, pois decidiu pela irregularidade da licitação, sem prejuízo da continuidade das obras. Para Porto, a permuta é ilegal, mas Ricardo poderá tocar a obra. Já o Conselheiro Fernando Catão pediu vista e o caso ficou para ser decidido na próxima Sessão.

 Entenda o caso

No final de 2011, o relator do processo, conselheiro Umberto Porto, determinou a suspensão do processo de permuta por entender que o governador Ricardo Coutinho deveria ter aberto um processo de licitação, na modalidade concorrência.

Já em 2012, o Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu autorizar a lei do governo do estado que propõe a permuta do terreno da Academia de Polícia.

O tribunal autorizou a troca, atendendo um mandado de segurança da Procuradoria do Estado que pedia uma liminar para que fosse suspensa uma decisão do Tribunal de Contas que impedia a troca das áreas.

O TJ entendeu que a proibição de fazer permuta sem licitação, principal argumento do Tribunal de Contas para suspender a troca, só existe para a União. Na visão do pleno da corte, estados e municípios podem fazer esse tipo de negociação desde que existam leis locais que normatizem isso o que é o caso da Paraíba.

Da Redação co Click PB