João Pessoa 22/06/2018 07:33Hs

Início » Brasil » Cássio defende criação de um sistema integrado de Educação

Cássio defende criação de um sistema integrado de Educação

Os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e Cristovam Buarque (PDT-DF) defenderam nesta quarta-feira (5), a criação de um sistema integrado para a educação brasileira. Cássio reafirmou sua luta no Senado Federal para garantir para todas as crianças, acesso a escolas com as mesmas características e equipamentos, além de professores inseridos num mesmo plano de carreira. “A verdadeira revolução somente virá com a nacionalização da educação”, frisou.
Cássio Cunha Lima fez esta declaração ao encerrar o ciclo de debates sobre a responsabilidade do governo federal na educação básica, promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). “Não há coisa menos federativa do que um sistema único. Não é questão apenas de semântica, mas a cada passo estamos fragilizando mais a nossa federação”, alertou Cássio.  O parlamentar paraibano foi um dos autores da iniciativa que discutiu em audiências públicas a questão da educação e o Federalismo.
Cássio aproveitou para declarar apoio à proposta apresentada pelo colega Cristovam Buarque, de que a federalização da educação de base deve se somar às diversas iniciativas atualmente implantadas, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o programa universal de merenda escolar, livro didático e a ampliação do acesso ao ensino superior, entre outras.  “- Sem uma política nacional, não vamos reduzir as desigualdades regionais. Com raríssimas exceções, não existe possibilidade de professores, principalmente os de municípios mais remotos, elevarem a qualidade de ensino sem carreira e sem bons salários”, completou Cássio Cunha Lima.
parlamento