João Pessoa 17/08/2018 09:10Hs

Início » Notícias » Cássio felicita governos por início de obras do Canal Acauã-Araçagi

Cássio felicita governos por início de obras do Canal Acauã-Araçagi

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) disse que estava extremamente feliz pela Ordem de Serviço que será assinada nesta segunda-feira, pelo ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra e o governador Ricardo Coutinho, determinando o início das obras do Canal Acauã-Araçagi, cujo projeto executivo foi feito durante o período em quem foi governador, bem como o início da licitação.
Esta importante obra tinha sido definida ainda durante o mandato do então presidente Luis Inácio Lula da Silva, atendendo solicitação do também então governador Cássio Cunha Lima ainda em 2008, que através de medida provisória assinada pelo presidente permitiu a liberação dos recursos.
Conforme o senador, o Canal da Acauã – Araçagi vai garantir a sustentabilidade hídrica, e constituirá uma solução para o suprimento humano e para irrigação, pelos próximos 30 anos, com regularização das bacias hidrográficas dos 11 municípios situados na planície costeira. Cássio destacou sobretudo as oportunidades econômicas que irão surgir durante e após a conclusão desta importante obra.
Vertente Litorânea – Canal Araçagi / Acauã é um projeto moderno, com características inovadoras, planejado pelo governo do Estado em parceria com o Ministério da Integração Nacional. As obras serão desenvolvidas através do Governo estadual e executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, com acompanhamento da Secretaria de Planejamento e Gestão.
O projeto faz parte da sustentabilidade hídrica das bacias dos rios Paraíba, Gurinhém, Miriri, São Salvador, Mamanguape, Araçagi e Camaratuba localizados nas regiões do Agreste e Litoral. Com 112,62 km de extensão, está dividido em três trechos: o primeiro com 40,76 km envolvendo a Barragem de Acauã e o Riacho Curimataú, onde serão beneficiados os municípios de Itatuba, Ingá, Mogeiro, Itabaiana e São José dos Ramos.
No trecho dois que possui 54,22 km, partindo de Riacho Curimataú até o Rio Camaratuba , os municípios beneficiados serão: Sobrado, Riachão do Poço, Sapé, Mari, Cuité de Mamanguape e Araçagi. No terceiro trecho, com 17,64 km, que vão do Açude Araçagi ao Rio Camaratuba, os municípios de Itapororoca e Curral de Cima serão diretamente beneficiados.
Assessoria