João Pessoa 14/08/2018 06:35Hs

Início » Notícias » Charliton lembra histórico de erros do Ibope e Vitor Hugo festeja crescimento na 2ª pesquisa divulgada em JP

Charliton lembra histórico de erros do Ibope e Vitor Hugo festeja crescimento na 2ª pesquisa divulgada em JP

psol e pt umPontuando como terceiro e quarto colocados na pesquisa Ibope, respectivamente, o professor Charliton Machado, do PT, e o auditor Vitor Hugo, do PSOL, que também estão na disputa pela prefeitura de João Pessoa, ambos com um percentual de 2% das intenções de voto na segunda pesquisa divulgada em João Pessoa, tiveram opiniões distintas sobre os números, apesar de terem empatado.

O petista comentou os números e fez questão de lembrar do histórico de erros do Instituto Ibope na Paraíba nas últimas eleições. Ele ressaltou que desconhece a metodologia utilizada pelo instituto para pesquisa, e ainda ressaltou que aferições internas apontam números melhores da sua candidatura na cidade.

“O Ibope tem histórico de erros na Paraíba. Não quero discutir a pesquisa porque não conheço a metodologia. Conheço as da que faço e as minhas apontam números melhores”, afirmou o petista.

Já o candidato do PSOL, que pontuou apenas com 0,4% na primeira pesquisa divulgada em João Pessoa, e agora, no Ibope, e agora pontuou cinco vezes mais, comemorou o resultado.

Segundo ele, os números são muito positivos porque pontuar em condições de desigualdade com as outras candidaturas reflete em perspectiva de crescimento. “Muito positiva. Iniciar a campanha pontuando em 2%, com a desigualdade de condições, aponta para um caminho de crescimento. E olha que os reflexos positivos para a nossa candidatura ainda não foram alcançados pela pesquisa”, afirma.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 20 e 23 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o protocolo PB-06426/2016.

Já o instituto Opinião ouviu 800 eleitores em 40 bairros de João Pessoa nos dias 07 e 08 de junho. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada sob o número TSE/TER-PB n° PB 00274/2016.

Veja abaixo os números das duas pesquisas:

Ibope – 24/08

– Luciano Cartaxo (PSD) – 52%

– Cida Ramos (PSB) – 23%

– Professor Charliton (PT) – 2%

– Victor Hugo (PSOL) – 2%

– Branco/nulo – 15%

– Não sabe/não respondeu – 6%

Opinião – 13/06

– Luciano Cartaxo (PSD) – 44,0%

– Cida Ramos (PSB) – 11,3%

– Manoel Júnior (PMDB) – 4,6%

– Wilson Filho (PTB) – 3,5%

– Professor Charliton (PT) – 1,3%

– Victor Hugo (PSOL) – 0,4% das intenções de voto.

– Branco/nulo – 19,4%

– Não sabe/não respondeu – 15,5%

PB Agora