João Pessoa 21/07/2018 17:12Hs

Início » Notícias » Chuva forte volta a atingir Santa Catarina e causa deslizamentos

Chuva forte volta a atingir Santa Catarina e causa deslizamentos

Desmoronamentos ocorreram em pelo menos seis cidades. Entre os prejuízos está a suspensão de aulas em escolas.

ENCHENTE SANTA CATARINACasa em Santo Amaro da Imperatriz registrou novo deslizamento 

A chuva voltou a cair forte em Santa Catarina entre esta quarta (4) e quinta-feira (5). Pelo menos seis municípios do estado registraram prejuízos. Em Joinville, cinco pessoas de uma família foram desalojadas.

De acordo com a Defesa Civil, na maior cidade do estado foram registrados alagamentos e deslizamentos em estradas. A casa de uma família foi afetada por desmoronamento, e cinco pessoas precisaram sair do local. Também no Norte do estado, na região de Pedra de Amolar, em Corupá, foram registrados diversos deslizamentos.

Chuva voltou a cair forte sob SC, que já registra prejuízos (Foto: Defesa Civil/Divulgação)
Casa foi atingida duas vezes em menos de
2 semanas (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Em Palhoça, na Grande Florianópolis, ocorreram dois deslizamentos também em cortes de estradas e taludes.

Em Santo Amaro da Imperatriz, um deslizamento, que já havia sido controlado no dia 21 do mês passado, novamente atingiu uma residência, condenando a edificação. A família que morava no local deixou a casa na primeira ocorrência.

Em Rio do Cedro, no Vale do Itajaí, 450 estudantes estão sem aula por conta dos deslizamentos e cortes em estradas que impedem o tráfego na região. Na cidade de Ilhota, 32 estudantes estão sem acesso à uma escola do interior do município por conta das condições da estrada.

Volume de chuva
Na maior parte das cidades, os volumes acumulados de chuva variaram entre 20 e 30mm, com pontos de 40mmm em Florianópolis e 40 a 60mm no Sul do estado e em Garuva, no Norte, na quarta-feira

“A cidade que mais teve chuva nesse período foi Joinville, onde tivemos 96mm, bem próximo dos 150 a 170mm normais na cidade durante um mês de novembro”, diz o meteorologista Leandro Puchalski.

Chuva acima do normal em novembro
De acordo com Puchalski, há previsão de dias de sol ao longo do mês de novembro “mas ainda nada definitivo e com uma sequência grande de dias, já que a previsão é que tenhamos chuva acima do normal de novembro, devido a influência do El Niño”, finaliza.

G1