João Pessoa 24/06/2018 01:21Hs

Início » Notícias » Colheita de cana de açúcar causa queimadas e interrupções de energia na Paraíba

Colheita de cana de açúcar causa queimadas e interrupções de energia na Paraíba

A colheita da cana de açúcar na Paraíba nem bem começou e os problemas causados pelas queimadas já preocupam os técnicos da Energisa. Apenas em outubro e novembro, a empresa de distribuição de energisa registrou 16 suspensões no fornecimento provocadas pelo fogo. Cerca de 240 mil pessoas ficaram sem luz.

 E apenas na primeira semana de dezembro, foram duas interrupções que afetaram o fornecimento para aproximadamente 50 mil paraibanos. “O número é bem superior ao de anos anteriores – em 2010, foram seis, e 2011 sete. O pior é que a colheita da cana de açúcar se estenderá até março de 2013”, preocupa-se o gerente de Manutenção da Transmissão da Energisa, Tércius Cassius Melo de Morais.

 “O que nos desafia é que este aumento ocorre em um ano em que as ações educativas e fiscalizadoras se intensificaram com a parceria entre a Energisa e a Sudema”, complementa.

 Na campanha, Energisa e Sudema alertam para o cumprimento da lei que determina a faixa de segurança para o uso de fogo em áreas próximas à rede elétrica.

 “Para as linhas de transmissão, a faixa de segurança é de, no mínimo, 30 metros, e para a distribuição, 15 m. O problema é que, em todas as ocorrências, esses limites não foram respeitados. E o calor afeta a composição do ar, provocando curtos-circuitos entre os condutores e até mesmo entre os condutores e os postes”, explica Tércius.

 A Energisa lamenta o desconforto e reforça a orientação para que não sejam realizadas queimadas próximo à rede elétrica.

Assessoria