João Pessoa 24/05/2018 11:51Hs

Início » Notícias » Colômbia: Governo e FARC assinam acordo de paz

Colômbia: Governo e FARC assinam acordo de paz

Pacto põe termo a 52 anos de conflito que causou mais de 220 mil vítimas e seis milhões de desalojados.

card_colombiaO Governo da Colômbia e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), grupo rebelde de esquerda, assinaram um acordo de paz na cidade de Havana que põe fim a 52 anos de conflito, segundo revela a imprensa internacional.

O diário “The Guardian” recorda que os confrontos com a guerrilha causaram mais de 220 mil vítimas mortais e cerca de seis milhões de desalojados. Amanhã assinalam-se quatro anos sobre os acordos de princípio que levaram as duas partes à mesa das negociações para este acordo final.

O acordo será agora sujeito a um plebiscito no próximo mês de Outubro e o senador Roy Barreras, um dos enviados-especiais do presidente Juan Manuel Santos, falando à Rádio Caracol de Cuba, confessou: “Não dormimos, mas valeu a pena.”

Por outro lado, os cerca de sete mil operacionais das FARC ainda em actividade vão reunir-se em congresso para que seja aprovado o acordo e seja finalizada a existência da guerrilha.

Entre os diversos pontos previstos no texto do acordo, as forças da guerrilha vão concentrar-se em 23 pontos diferentes do país, onde o processo de entrega das armas irá decorrer num prazo de seis meses perante observadores das Nações Unidas.