João Pessoa 22/05/2018 10:13Hs

Início » Notícias » Datafolha: Maioria dos brasileiros é contra privatização da Petrobras

Datafolha: Maioria dos brasileiros é contra privatização da Petrobras

Rejeição é maior entre eleitores do PT, mas maioria da oposição também é contra

defesa da petrobrasPesquisa Datafolha publicada neste domingo (22) na Folha de S. Paulo  revela que 61% dos brasileiros são contra a desestatização da Petrobras. Por outro lado, 24% são favoráveis, 5% se dizem indiferentes e 10% não souberam responder. Entre os que se dizem simpatizantes do PT, 67% são contrários à privatização. Já entre os que se identificam com o PSDB, a maioria também é contra, 56%, e 35% são favoráveis. O levantamento foi feito em âmbito nacional, com 2.842 eleitores.

No PSDB, políticos como os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e José Serra (PSDB-SP) já se manifestaram publicamente em defesa pelo menos da revisão do modelo do pré-sal, com espaço para maior participação de empresas estrangeiras. Serra chegou a apresentar um projeto para reduzir o tamanho da empresa com a venda de ativos.

Intelectuais e políticos vêm se manifestando contra o movimento de ataque à estatal no rastro dos resultados da Operação Lava Jato, que já enfraquece a empresa e ameaça a soberania do país. Criada no governo de Getúlio Vargas, a Petrobras sempre foi objeto de intensa disputa entre nacionalistas e liberais, lembra o Brasil 247.

Jornal do Brasil