João Pessoa 26/05/2018 00:28Hs

Início » Notícias » Dengue: mais 105 casos confirmados

Dengue: mais 105 casos confirmados

O novo boletim epidemiológico de casos da dengue, divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), apontou que na última semana de setembro deste ano foram confirmados mais 105 casos de dengue clássica na Paraíba, totalizando 5.185 entre 1º de janeiro a 29 de setembro. Ao todo foram notificados 10.562 casos de dengue em 181 municípios paraibanos, sendo que 2.193 foram descartados e os demais aguardam encerramento da investigação.

De acordo com os dados da SES, além dos mais de cinco mil casos de dengue clássica, foram classificados 104 casos de dengue com complicação (DCC) e 43 de febre hemorrágica da dengue (FHD). A secretaria também confirmou sete óbitos por dengue, 14 óbitos foram descartados e sete estão em investigação.

Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, a investigação é de responsabilidade dos municípios e baseada no protocolo do Ministério da Saúde.

“Cabe ao Estado acompanhar a discussão de encerramento tanto dos óbitos como dos casos graves da doença”, disse.

De acordo com Talita Tavares, as maiores incidências foram registradas entre mulheres na faixa etária de 20 a 49 anos e entre as crianças menores de um ano de idade, com taxas acima de 300 casos por 100 mil habitantes, onde o risco de adoecimento entre as mulheres foi 45% maior em relação aos homens.

Conforme o boletim, os municípios com maior número de casos graves foram João Pessoa, com 93 registros; Guarabira e Teixeira, cada um com seis casos; e Bayeux, Cabedelo e Patos, com quatro casos contabilizados em cada um deles.

jp