João Pessoa 26/05/2018 08:06Hs

Início » Notícias » Efraim Filho comemora novo Fies a juros zero para baixa renda e reafirma compromisso com educação

Efraim Filho comemora novo Fies a juros zero para baixa renda e reafirma compromisso com educação

Em 2018, o Fies beneficiará 310 mil estudantes de curso superior, divididos em três categorias. A faixa 1, para a população de menor renda, terá 100 mil vagas com juros reais iguais a zero.

“A melhoria da educação e a oferta de ensino são bandeiras do Democratas, a fim de ampliar o nível de formação da população e, assim, gerar oportunidades e renda para os brasileiros”, disse o líder Efraim Filho. (Foto: Reprodução)

O deputado federal e líder do Democratas na Câmara, Efraim Filho (PB), celebrou o novo sistema de vagas do novo Financiamento Estudantil (Fies) a juros zero, contratos que serão corrigidos apenas pela inflação. A mudança passou a valer a partir desta sexta-feira (26).

O novo Fies foi aprovado no ano passado pela Câmara – por meio da Medida Provisória (MP) 785, com o voto sim dos democratas, medida elaborada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (PE).

“A melhoria da educação e a oferta de ensino são bandeiras do Democratas, a fim de ampliar o nível de formação da população e, assim, gerar oportunidades e renda para os brasileiros”, disse o líder Efraim Filho.

A oferta é possível porque o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou ontem os juros reais zeros para as operações de crédito concedidas a universitários de domicílios com renda per capita de até três salários mínimos. Sancionada em dezembro, após a votação da MP no Congresso, a medida precisava da regulação de ontem para entrar em vigor.

Em 2018, o Fies beneficiará 310 mil estudantes de curso superior, divididos em três categorias. A faixa 1, para a população de menor renda, terá 100 mil vagas com juros reais iguais a zero.

O CMN estabeleceu que as parcelas para essa faixa serão corrigidas apenas pela inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com capitalização (aumento de valor) uma vez por ano.

ClickPB