João Pessoa 22/09/2017 02:55Hs

Início » Notícias » Espanhola Garbiñe Muguruza derruba Venus Williams e vence Wimbledon

Espanhola Garbiñe Muguruza derruba Venus Williams e vence Wimbledon

Tenista espanhola Garbiñe Muguruza ergue o troféu da vitória no Torneio de Wimbledon em 15 de julho de 2017

Aos 23 anos, Muguruza se impôs numa final bastante competitiva com a norte-americana, impedindo que Williams levantasse a sexta taça no gramado de Londres.

Wimbledon foi o primeiro título de Grand Slam que a jovem Garbiñe Muguruza disputou na grama. Ela venceu a final por 7-5 e 6-0. Foi o seu segundo título nos principais torneios do circuito, depois de vencer Roland Garros em 2016. Com essa vitória, a tenista abalou o império das irmãs Williams, Serena e Venus, que conquistaram sete dos últimos dez torneios, inclusive contra Muguruza, em 2015.

É muito emocionante vencer uma jogadora que cresci vendo jogar“, contou Muguruza ao final do jogo, provocando risadas do público. “Há dois anos perdi a final aqui para Serena. Ela me disse que algum dia eu ia vencer e aqui estou”, acrescentou.

Muguruza, 15ª melhor tenista do mundo, venceu o ponto decisivo em uma decisão de vídeo. Quando a imagem confirmou a bola fora de Venus, a espanhola caiu de joelhos, emocionada com a vitória. Ela é a segunda tenista espanhola a vencer sobre a grama do All England Club. Conchita Martínez foi a primeira, em 1994.

Nove games seguidos garantiram a vitória

Muguruza demorou para entrar no jogo, mas o forte saque garantiu o equilíbrio da tenista, que penou para quebrar o serviço de Venus. Williams chegou a ter duas chances para fechar o primeiro set, quando vencia por 5-4. Mas Muguruza impôs grandes trocas de bolas e o domínio se inverteu. No game seguinte, foi a espanhola que aproveitou duas bolas para quebrar o serviço da americana.

Foi o primeiro de nove games seguidos para o inédito título de Muguruza no tapete londrino. O ritmo da espanhola foi intenso no segundo set, sem chances para Venus, que demonstrou nervosismo e tomou “pneu” sem reagir.

Muguruza conquista o 33º Grand Slam da Espanha na história: 15 de Rafael Nadal, Manuel Santana e Arantxa Sánchez (4), Sergi Bruguera e Muguruza (2), Andrés Gimeno, Manuel Orantes, Conchita Martínez, Carlos Moyà, Juan Carlos Ferrero, Albert Costa (1).

Quando Venus venceu a primeira das cinco conquistas em Wimbledon, Muguruza tinha apenas cinco anos. Neste sábado, colocou-se como candidata para assumir a liderança da nova geração do tênis. O torneio rendeu prêmios de 2,5 milhões de euros.

(AFP)