João Pessoa 17/08/2018 09:06Hs

Início » Notícias » Estado Islâmico tenta recrutar ‘lobos solitários’ brasileiros, diz jornal

Estado Islâmico tenta recrutar ‘lobos solitários’ brasileiros, diz jornal

estado eiO grupo radical Estado Islâmico estaria recrutando brasileiros para realização de atentados. São os chamados ‘lobos isolados’, que agem de modo mais imprevisível e com maior liberdade do que terroristas conhecidos por listas internacionais. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o Palácio do Planalto e a Casa Civil já têm relatórios da Agência de Inteligência Brasileira (Abin) que alertam para o monitoramento do problema, com preocupação diante dos preparativos para as Olimpíadas de 2016.

Um dos objetivos dos estudos sigilosos seria alertar a presidente Dilma Rouseff para o fator de risco da situação. Na última semana, representantes do Ministério da Justiça, do Gabinete de Segurança Institucional, da Abin e da Polícia Federal teriam se reunido para discutir o assunto. Segundo o jornal, policiais europeus também vieram a Brasília em fevereiro para conversar com o governo brasileiro.

A estratégia seria se antecipar e identificar detalhes sobre o recrutamento de brasileiros, além de mapear supostos alvos de atentados preventivamente. O público jovem seria o mais suscetível à ideologia jihadista, devido ao suporto ‘heroísmo’ da causa. Um pouco mais de dez brasileiros convertidos ao islamismo já foram flagrados usando redes sociais para influenciar sírios a aderirem ao grupo radical. Mas, devido à falta de legislação específica sobre terrorismo no Brasil, eles estão apenas sob observação.

Em nota, a Casa Civil declarou que a prevenção ao terrorismo foi tratada em reunião, porém, nega a existência de relatórios sobre o possível recrutamento de brasileiros por parte do grupo jihadista.

publicidade