João Pessoa 17/07/2018 23:31Hs

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Governo de Michel Temer é rejeitado por 76% dos eleitores, diz DataPoder360

Pesquisa mostra aprovação só de 4% - 18% consideram Michel Temer ‘regular’

Presidente Michel Temer na Cerimônia de Anúncio da Ampliação dos Saques do PIS-PASEP. Btrasilia, 13-06-18. Foto: Sérgio Lima/Poder 360

O governo do presidente Michel Temer continua com alta rejeição: 76%, segundo DataPoder360.

O presidente Michel Temer faz 1 governo “ruim” ou “péssimo” para 76% dos eleitores brasileiros, segundo pesquisa DataPoder360 realizada na última semana de junho de 2018. Essa taxa de rejeição é 1 pouco acima dos 73% apurados em abril.

Apesar de a taxa geral ter mudado pouco, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, houve alteração dentro das respostas sobre rejeição.

Em abril, 49% diziam que o governo Temer era péssimo. Hoje, são 40%. Ou seja, houve uma queda além da margem de erro.

Ocorre que os que achavam Temer “péssimo” apenas migraram para a categoria “ruim”. Em abril, eram 24% os que consideravam a administração federal “ruim”. Agora, são 36%.

A seguir, a curva de popularidade (sempre baixíssima) do presidente Temer de abril de 2017, quando o DataPoder360 iniciou suas atividades, até abril de 2018, quando ele era rejeitado por 73%:

DataPoder360divisão de pesquisas do portal Poder360, realizou 5.500 entrevistas por meio de telefones fixos e celulares nos dias 25 a 29 de junho. Foram atingidas 229 cidades em todas as regiões do o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro do estudo no TSE é BR-05297/2018.

CONHEÇA O DATAPODER360

A operação jornalística que comanda o Drive e o portal de notícias Poder360 lançou em abril de 2017 sua divisão própria de pesquisas: o DataPoder360.

As sondagens nacionais são periódicas. O objetivo é estudar temas de interesse político, econômico e social. Tudo com a precisão, seriedade e credibilidade do Poder360.

SAIBA QUAL É A METODOLOGIA

DataPoder360 faz suas pesquisas por meio telefônico a partir de uma base de dados com dezenas de milhões de números fixos e celulares em todas as regiões do país.

A seleção dos números discados é feita de maneira aleatória e automática pelo discador.

O estudo é aplicado por meio de 1 sistema IVR (Interactive Voice Response) no qual os participantes recebem uma ligação com uma gravação e respondem a perguntas por meio do teclado do telefone fixo ou celular.

Só são consideradas as ligações nas quais o entrevistado completa todas as respostas. Entrevistas interrompidas ou incompletas são descartadas para não produzirem distorções na base de dados.

Os levantamentos telefônicos permitem alcançar segmentos da população que dificilmente respondem a pesquisas presenciais. É muito mais fácil atingir pessoas em áreas consideradas de risco ou inseguras –como comunidades carentes em grandes cidades– por meio de uma ligação telefônica do que indo até as residências ou tentando abordar esses cidadãos em pontos de fluxo fora dos seus bairros.

“É importante levar em conta que cada empresa usa uma metodologia diferente em suas pesquisas. O que é relevante é adotar 1 método consistente, que leve em conta a demografia do eleitorado brasileiro e que faça as ponderações corretas. É isso o que fazemos no DataPoder360”, explica o cientista político Rodolfo Costa Pinto.

Qual a diferença entre uma pesquisa realizada por telefone e outra na qual o entrevistado é abordado na rua ou é procurado em sua residência?

Estudos de intenção de voto com entrevistas presenciais têm suas características próprias, assim como as pesquisas telefônicas. Por exemplo, algumas pessoas podem se sentir mais à vontade para declarar seu voto olhando nos olhos do entrevistador. Outras se sentirão mais confortáveis fazendo isso ao telefone. Nenhum método é mais certo ou errado do que o outro. O importante é a consistência da metodologia e a possibilidade de repetir os estudos com frequência, pois a curva dos percentuais de cada candidato é que revela uma possível tendência, e não apenas 1 levantamento isolado e feito a cada 3 ou 4 meses”, explica Costa Pinto.

Para entender mais sobre as características metodológicas das pesquisas telefônicas realizadas pelo DataPoder360, leia estes posts:

O resultado final das pesquisas DataPoder360 é ponderado pelas variáveis de sexo, idade, grau de instrução e região de origem do entrevistado ou entrevistada. A ponderação é 1 procedimento estatístico que visa a compensar eventuais desproporcionalidades entre a amostra e a população pesquisada. O objetivo é que a amostra reflita da maneira mais fiel possível o universo que se pretende retratar no estudo.

DataPoder360 trabalha com uma margem de erro preferencialmente inferior a 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Esse percentual pode variar em cada levantamento e os leitores são sempre informados detalhadamente sobre qual foi a metodologia utilizada.

Neste ano de 2018, as pesquisas de intenção de voto seguem estritamente todas as determinações legais e as resoluções da Justiça Eleitoral.

Esta rodada do DataPoder360 foi realizada de 25 a 29 de junho de 2018. Foram entrevistadas 5.500 pessoas com 16 anos ou mais em 229 cidades em todas as regiões do país. A margem de erro deste estudo é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O número de registro desta pesquisa na Justiça Eleitoral é BR-05297/2018.