João Pessoa 24/06/2018 20:36Hs

Início » Notícias » Governo usou dinheiro do BC para pagar pedaladas, diz jornal

Governo usou dinheiro do BC para pagar pedaladas, diz jornal

dólar altaUm estudo realizado por um grupo de economistas com ligação com o Senado mostra que o Banco Central estaria emprestando recursos para o Tesouro Nacional, prática que em dezembro teria sido decisiva para acabar pagar as “pedaladas fiscais”. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

A estratégia é negada pelo governo e é proibida pela lei de responsabilidade fiscal e pela Constituição. De acordo com o estudo, a movimentação de R$ 50 bilhões do BC foi fundamental para o governo fechar a conta. A operação teria sido bem sutil, uma vez que o dinheiro não foi usado para pagar as pedaladas diretamente, sendo realizado uma triangulação.
Tesouro paga 72,4 bilhões para quitar pedaladas fiscais

‘Maior risco é vulgarizar impeachment’, diz ministro que presidiu julgamento de Collor
Entenda a polêmica por trás das “pedaladas fiscais”

Utilizando-se de duas Medidas Provisórias e quatro portarias, o governo mudou de lugar uma série de recursos públicos. “O que a gente constatou é que pegaram o dinheiro do colchão de liquidez, destinado à dívida, e pagaram as pedaladas; e para cobrir os juros e amortização da dívida, eles usaram o dinheiro do Banco Central. Houve uma substituição de recursos”, diz Marcos Mendes, consultor legislativo do Senado que participou da pesquisa.

O BC declarou em nota dizendo que havia sobra de dinheiro no colchão de liquidez, mas não negou a prática. Já o Ministério da Fazenda negou usar recursos do BC nos pagamento das pedaladas, mas também não falou sobre a movimentação financeira.

Terra