João Pessoa 25/05/2018 16:41Hs

Início » Mundo » Iranianos são condenados a 99 chicotadas por beber em festa de formatura

Iranianos são condenados a 99 chicotadas por beber em festa de formatura

Desde a Revolução Islâmica de 1979, o o uso do véu é obrigatório para todas as mulheres e o consumo e álcool é proibido no Irã.

bebida alcoólicaCerca de 30 jovens que celebravam uma formatura no norte do Irã foram condenados pela justiça a 99 chicotadas. Eles foram acusados pelas autoridades de terem consumido álcool, algo proibido no país.

Siavosh Ghazi, correspondente da RFI em Teerã

Um tribunal organizou uma audiência extraordinária e o veredicto foi aplicado imediatamente. De acordo com o procurador geral de Qazvin, os jovens, que não se conheciam, foram detidos na quinta-feira (26) quando dançavam, festejando uma formatura. Ainda de acordo com a justiça local, os moças e rapazes estariam seminus, consumindo álcool.

Desde a Revolução Islâmica de 1979, o uso do véu é obrigatório para todas as mulheres e o consumo e álcool é proibido no Irã. No entanto, essa é a primeira vez na história recente do país que uma pena tão severa é pronunciada e imediatamente aplicada.

Apesar do presidente moderado Hassan Rohani reivindicar uma vontade de mais liberdade política e social, o episódio confirma a tendência de endurecimento das leis no Irã. Em abril a polícia de Teerã anunciou que cerca de 7 mil policiais à paisana haviam sido convocados para controlar o uso do véu ou atitudes consideradas “anti-islâmicas” nas ruas do país.

Vídeos obscenos

A justiça iraniana também anunciou neste sábado (28) a detenção de oito pessoas acusadas de ter divulgado música “obscena” por meio de uma rede de televisão por satélite com sede no exterior. A identidade dos detidos e o canal de TV envolvido no caso não foram divulgados.

Dezenas de redes em persa são transmitidas por satélite. Algumas delas têm uma programação generalista que inclui informativos, enquanto outras transmitem apenas música, séries ou filmes.

RFI