João Pessoa 21/05/2018 07:08Hs

Início » Brasil » julgamento de Dirceu, Delúbio e Genoino começa nesta semana

julgamento de Dirceu, Delúbio e Genoino começa nesta semana

os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) começam a julgar nesta semana os acusados de comprar apoio político no Congresso.

Entre os réus que terão seus casos analisados, estão o ex-ministro José Dirceu, o ex- deputado José Genoino e Delúbio Soares, que atuava como tesoureiro do PT na época do escândalo.

Antes, a partir das 14h desta segunda-feira (1), o ministro Antonio Dias Toffoli concluirá a leitura do seu voto, interrompida na última quinta-feira (27) para que ele pudesse integrar a sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na sequência, votarão os ministros Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente do STF, Carlos Ayres Britto.

Terminada essa etapa, o ministro-relator Joaquim Barbosainicia a leitura do seu voto sobre a denúncia de corrupção ativa envolvendo Dirceu, Genoino e Delúbio. A fase de votações que será retomada nesta segunda refere-se à compra de apoio político entre 2003 e 2004. Os denunciados são acusados de terem recebido dinheiro das empresas do publicitário Marcos Valério para garantir apoio na  votação de matérias de interesse do governo.

Já há maioria de votos na Corte Suprema para condenar seis dos sete parlamentares dos partidos que compunham a base aliada do governo – Partido Progressista (PP), Partido Liberal (PL), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Os parlamentares são acusados de corrupção passiva na ação.

redetv noticias