João Pessoa 20/07/2018 14:45Hs

Início » Notícias » Justiça do DF absolve Lula em processo sobre obstrução da Lava-Jato

Justiça do DF absolve Lula em processo sobre obstrução da Lava-Jato

O processo foi apresentado em 2016, mas, para o juiz, não havia provas suficientes

Esta foi a primeira acusação de Lula na Operação Lava-Jato, em 2016(foto: Miguel Schincariol/AFP)

A 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília absolveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um processo que o petista era acusado de obstrução de Justiça. A decisão foi tomada pelo juiz Ricardo Leite. Esta foi a primeira acusação de Lula na Operação Lava-Jato, em 2016. O juiz da 10ª Vara, porém, considerou as provas insuficientes.

O processo foi apresentado pelo Ministério Público Federal do DF e Territórios (MPDFT) e aceito pela Justiça Federal em julho de 2016. Entre os réus, estavam também o ex-senador Delcídio do Amaral e mais cinco acusados por crime de obstrução das investigações da Lava-Jato.

A acusação era de que eles teriam tentado impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação. A denúncia tinha sido apresentada no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o então ministro Teori Zavascki remeteu o processo para a Justiça Federal em Brasília, por entender que a suposta tentativa de atrapalhar as investigações ocorreu na capital federal.
Correio Braziliense