João Pessoa 16/07/2018 19:52Hs

Início » Notícias » Lista tríplice para a escolha do procurador-geral de Justiça é encaminhada ao governador

Lista tríplice para a escolha do procurador-geral de Justiça é encaminhada ao governador

marteloOfício com a lista tríplice para a escolha do procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para o biênio 2013/2015 foi encaminhado, na manhã desta terça-feira (30), ao governador Ricardo Coutinho (PSB), que terá quinze dias para apontar o nome do próximo procurador-geral, para posse prevista para o dia 29 de agosto. O documento, assinado pelo atual procurador-geral de Justiça Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, foi entregue pelo secretário-geral do MPPB, promotor Francisco Lianza, ao chefe de gabinete do Governador, Waldir Porfírio da Silva.

 

A lista, em ordem decrescente, é composta pelos promotores de Justiça Bertrand de Araújo Asfora, que conquistou 142 votos; Ádrio Nobre Leite, com 124 votos; e João Geraldo Carneiro Barbosa, com 90 votos. A partir de agora, o governador terá um prazo de 15 dias para nomear o novo procurador. Caso isso não venha a ocorrer, automaticamente o mais votado da lista torna-se oficialmente procurador-geral de Justiça.

 

O secretário Francisco Lianza esteve acompanhado do promotor de Justiça Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho,presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), que também entregou, como é de praxe, um ofício da entidade solicitando ao governador que aponte o nome do mais votado da lista tríplice para o cargo de novo procurador-geral do Ministério Público paraibano.

 

“Em face do resultado da eleição, a Associação Paraibana do Ministério público, entidade que congrega todos os procuradores e promotores de Justiça do estado da Paraíba, ativos e aposentados, vem pleitear, em face do compromisso histórico assumido com a classe, a nomeação do mais votado na lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça, apesar de reconhecer a faculdade constitucional reservada a vossa excelência para a escolha de quaisquer dos integrantes da lista”, diz um trecho do ofício da APMP.

 

Os nomes dos três mais votados dentre os quatro candidatos na disputa foram definidos na segunda-feira (29) em votação ocorrida, das 8h às 16h, nas dependências do Auditório Procurador de Justiça Edgardo Ferreira Soares, no edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa. Dos 226 membros aptos a votar (19 procuradores e 207 promotores de Justiça), 214 compareceram à votação e foram registradas 12 abstenções, um voto nulo e nenhum em branco. Quatro candidatos estavam na disputa para a lista tríplice: os promotores de Justiça João Arlindo, Ádrio Nobre, João Geraldo e Bertrand Asfora.

Fonte: Click PB