João Pessoa 25/06/2018 02:35Hs

Início » Notícias » Médicos e laboratórios deverão fornecer dados sobre pacientes com HIV ao Ministério da Saúde

Médicos e laboratórios deverão fornecer dados sobre pacientes com HIV ao Ministério da Saúde

A medida entrará em vigor a partir da publicação da portaria que atualiza a lista de notificações compulsórias, o que deve ocorrer no final de janeiro

Vírus HIVVírus HIV: o objetivo da notificação obrigatória é que o tratamento possa ser iniciado de forma mais rápida (Thinkstock)

A partir de janeiro de 2013, médicos e laboratórios que realizarem exames de detecção do vírus HIV serão obrigados a repassar os dados do paciente com resultado positivo ao Ministério da Saúde.  Essa notificação tem por objetivo permitir que o tratamento de pacientes soropositivos seja iniciado mais rapidamente. A medida entrará em vigor a partir da publicação da portaria que atualiza a lista de notificações compulsórias, o que deve ocorrer no final de janeiro, de acordo com o Ministério da Saúde.

Atualmente, o Brasil tem 217.000 pessoas em tratamento antirretroviral, mas a estimativa é que cerca de 25% do total de portadores do vírus HIV não saiba de sua condição. A aids já se encontra na lista de notificações compulsórias do Ministério, mas o vírus do HIV ainda não estava.

VEJA