João Pessoa 21/05/2018 20:56Hs

Início » Notícias » Ministério Público pede levantamento sobre patrimônio da capital

Ministério Público pede levantamento sobre patrimônio da capital

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Coordenadoria do Patrimônio Cultural da Prefeitura de João Pessoa têm cinco dias para informar à Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social sobre a viabilidade de realização de um inventário dos bens históricos da Capital. A medida foi tomada, nesta sexta-feira (19), em reunião realizada no Ministério Público da Paraíba.
Participaram da reunião o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa, o gerente executivo do Iphaep, Marco Antônio Coutinho, que também representou a Secretaria de Cultura do Estado, o diretor do Iphan, Umbelino Albuquerque, a representante da Copac, Rosângela Régis, que também representou a Secretaria de Planejamento do município, e também um representante do Unipê.
De acordo com o promotor João Geraldo, ficou acertado que os representantes vão se reunir com os secretários de Cultura e de Planejamento do Estado e do Município para definirem a viabilidade da realização do inventário de vão comunicar à Promotoria no prazo estabelecido. O único inventário dos bens históricos da Capital foi realizado em 1987 e uma cópia deste deve ser encaminhada ao MPPB, em vinte dias.
Também ficou acertado que, em cinco dias, a Copac vai encaminhar à Promotoria cópia do convênio firmado pela Prefeitura de João Pessoa para a realização do Sistema Integrado de Gestão do Centro Histórico.
A reitoria do Unipê se prontificou a prestar colaboração técnica com a disponibilização de professores, alunos e serviços tecnológicos na realização de um novo inventário.
ascom