João Pessoa 21/07/2018 12:06Hs

Início » Notícias » Monitoramento da violência: fórum metropolitano será lançado no MPPB

Monitoramento da violência: fórum metropolitano será lançado no MPPB

ministério pub. violênciaO auditório da sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em João Pessoa, abrigará às 14h desta quinta-feira (19) a instalação solene do Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento da Violência em João Pessoa. Coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF), o Fórum pretende tratar a violência sob uma perspectiva mais ampla, além dos dados e indicadores, para que seja objeto de uma discussão qualificada, com um maior número de atores que representam as instituições e os segmentos interessados.

O Fórum ainda tem como objetivos abordar a violência de uma forma integrada pelas instituições e pela sociedade, sem a fragmentação usual que caracteriza as instituições; a questão do racismo institucional e a vitimização maior de negros e jovens; e a necessidade de superação da cultura da violência e criação e incentivo a uma cultura de paz.

O Fórum será composto por diversos órgãos e entidades, como o próprio MPF; o Ministério Público da Paraíba; secretarias estaduais de Segurança e Defesa Social, Mulher e Diversidade Humana e da Juventude da Paraíba; Secretaria de Segurança e Cidadania e Desenvolvimento Social do Município de João Pessoa; Polícias Federal, Militar e Civil; Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Defensoria Pública da União, Fórum Juventude Negra e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Homero.

Durante o lançamento, além da exposição do projeto de trabalho e proposta de criação do Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento da Violência, haverá a apresentação do projeto de pesquisa ‘Cartografia da Violência no Município de João Pessoa’. A pesquisa será desenvolvida pela Universidade Federal da Paraíba. Outros integrantes do Fórum também apresentarão trabalhos a respeito das respectivas atuações. A programação ainda prevê a assinatura de termo de cooperação entre os integrantes do Fórum.