João Pessoa 16/07/2018 02:35Hs

Início » Notícias » Neymar é indicado entre finalistas do Bola de Ouro ao lado de Messi e CR7

Neymar é indicado entre finalistas do Bola de Ouro ao lado de Messi e CR7

Vencedor será anunciado em festa de gala no dia 11 de janeiro. Brasil retorna ao pódio da disputa após oito anos

bola de ouroMessi, Cristiano Ronaldo e Neymar são os três finalistas do prêmio da Bola de Ouro da Fifa 

O Brasil voltou a ter um representante no pódio da disputa pelo prêmio de melhor jogador do mundo após oito anos. Nesta segunda-feira (30 de novembro), a Fifa anunciou o atacante Neymar entre o três candidatos ao troféu Bola de Ouro ao lado de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O vencedor será conhecido na festa de gala da entidade, no dia 11 de janeiro, na Suíça.

A expectativa pela presença do brasileiro entre os finalistas era alta nas últimas semanas. Destaque do Barcelona na primeira metade da atual temporada, Neymar era apontado, junto com o companheiro Luis Suárez, como principal nome para figurar ao lado da dupla Messi e CR7, que aparecem juntos pela oitava vez em nove edições do prêmio. Inclusive, a última vez que o argentino ou o português não ficaram com o troféu foi justamente quando o Brasil contou com um representante na final – Kaká, à época jogador do Milan, foi o vencedor em 2007.

Apesar da indicação, Neymar pode ser considerado o “azarão” na disputa. Messi, quatro vezes eleito o melhor do mundo (2009, 2010, 2011 e 2012), e Cristiano Ronaldo, três vezes (2008, 2013 e 2014), despontam como favoritos em uma nova decisão. Prova disso são os números: enquanto o brasileiro anotou 44 gols e 13 assistências em 60 jogos pelo Barça e Seleção – desempenho  até o fechamento das votações, no dia 20 de novembro – o argentino registrou 57 gols e 23 assistências em 60 jogos, e o português fez 55 gols e 17 assistências em 56 jogos.

De qualquer forma, a presença do camisa 11 do Barcelona entre os finalistas já garante o seu melhor desempenho no prêmio. Antes disso, o melhor posto do ex-atacante do Santos havia sido em 2013, quando finalizou em quinto.

Além disso, Neymar coloca o Brasil novamente com chances de conquistar o troféu. Até o momento Ronaldo (3), Ronaldinho Gaúcho (2), Rivaldo, Romário e Kaká já alcançaram o feito.

Confira os finalistas indicados pela Fifa em todas as categorias:

Melhor técnico do futebol feminino

Jill Ellis (Seleção dos EUA)

Mark Sampson (Seleção da Inglaterra)

Norio Sasaki (Seleção do Japão)

Melhor técnico do futebol masculino

Luis Enrique (Barcelona)

Pep Guardiola (Bayern München)

Jorge Sampaoli (Seleção do Chile)

Gol mais bonito (Prêmio Puskas)

Alessandro Florenzi (Roma)

Wendell Lira (ex-Goianésia)

Lionel Messi (Barcelona)

Melhor jogadora de 2015

Carli Lloyd (Houston Dash)

Aya Miyama (Okayama Yunogo Belle)

Celia Sasic (FFC Frankfurt)

Melhor jogador de 2015

Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Lionel Messi (Barcelona)

Neymar (Barcelona)

Fox Sports